Queimada, apague essa ideia!

2687

No dia 20 de março, iniciou-se mais uma estação, chegou o Outono, sabemos que com essa estação ocorre a queda das folhas das árvores, isso acontece pois trata-se de uma estratégia das plantas para se protegerem do frio, reduzindo o seu gasto de energia.Devido o acúmulo de folhas, algumas pessoas tem o mau hábito de por fogo para queimar esse sobejo, porém, essa prática é algo maléfico ao meio ambiente , uma vez que a combustão dessas folhas libera gás carbônico que é prejudicial à saúde humana, pois pode causar doenças respiratótias como: bronquite, asma e rinites alérgicas.Além de que, com a liberação desses gases, o odor se torna tóxico para diversas pessoas que já têm essas doenças.

Todas essas queimadas tem degradado o solo, inclusive aquelas que são feitas em pastagens, uma vez que as substâncias e microorganismos presentes no solo são ressequidas, deixando assim o solo desprotegidos dos impactos causados pelas tempestades, ou seja, esses fatores fazem com o solo se torne arenoso propiciando o deslizamento e desmoronamento das encostas e taludes.

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba-MG institui o Código de Postura Municipal através da Lei Complementar Nº 034/14, que dispõe no Art. 343, inciso V “queimar, mesmo que no próprio quintal, resíduo sólido, detritos ou objetos de forma que possa molestar a vizinhança.”. Quem pratica queimadas são passiveis de notificação e multa, de acordo com as gravidades do ato.

Adm. 2017/2020, construindo uma nova história.