Mais uma conquista para a saúde em Além Paraíba: Serviço de Reabilitação Visual é Habilitado pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, em 21/08/2018, emitiu a Portaria nº 2.589/2018, alterando a habilitação da Escola Cora Faria Duarte – APAE de Além Paraíba para Centro Especializado em Reabilitação (CER), Modalidade III – Reabilitações Física, Intelectual e, a partir de agora, Visual. Assim, a cidade de Além Paraíba passará a atender, não só o município, mas também outros 94 municípios da região da Zona da Mata Mineira.

Para comemorar tal conquista, o Vice-Prefeito e Secretário de Saúde Municipal, Dr. Paulo Henrique Marinho Goldstein, acompanhado de membros da Junta Reguladora da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, de membros da Administração Municipal e de membros do Conselho Municipal de Saúde de Além Paraíba, compareceram na noite de 05/09/2018 na sede da APAE, oportunidade em que foram recepcionados por sua Presidente, Sra. Maria Luiza Galhardo Vilela, pelo Diretor de Saúde, Sr. Carlos Eduardo Gomes Senra, bem como pela diretoria administrativa e pelo corpo técnico da instituição.

Na oportunidade, foi exposto pelo Sr. Carlos Eduardo o fluxo do novo serviço que, graças à essa habilitação, passará também a atender usuários com deficiência visual, os quais passarão por uma avaliação, a ser realizada por uma equipe multiprofissional, composta por médico oftalmologista e profissionais da área de reabilitação com a finalidade de estudar o impacto e as repercussões da deficiência visual.

Esta avaliação consistirá no uso de um protocolo desenvolvido pela instituição que possibilitará a observação e análise das respostas frente a estímulos em atividades do cotidiano para dimensionar o grau da perda visual e a elaboração de um Projeto Terapêutico Singular, que será desenvolvido por meio de trabalho interdisciplinar junto a pessoa com deficiência visual e sua família. Com a implantação do CER III serão disponibilizados OPM – Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção visual como bengala articulada, lentes escleral pintada, lupa de apoio com ou sem iluminação, lupa manual com ou sem iluminação, prótese ocular, óculos bifocal, óculos com lentes filtrantes para albinos, manutenção de OPM oftalmológica, entre outros.

Segundo Dr. Paulo, Além Paraíba, ao se firmar como um dos seletos municípios do Estado de Minas Gerais que possuem tal serviço, passará a atrair pessoas de diversas localidades que passarão a enxergar a cidade, não apenas como mais uma cidade do interior, mas também como uma cidade-referência em serviços de saúde.

A Presidente da APAE, Sra. Maria Luiza, não escondeu a emoção e o seu orgulho em ser alemparaibana e em estar na qualidade de presidente da instituição num momento tão importante e ressaltou que tal conquista só se tornou possível graças aos esforços de seus antecessores, do corpo técnico da APAE/CER e da parceria com a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde. Após as explanações e os discursos, o Secretário de Saúde e os demais presentes puderam conhecer as dependências da APAE/CER, bem como os diversos serviços ali desenvolvidos.

Adm. 2017/2020, construindo uma nova história.