Prefeitura e UFV realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Redução de Riscos

1990

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba através da Defesa Civil e a Universidade Federal de Viçosa realizaram a AUDIÊNCIA PÚBLICA, dia 7 de novembro de 2018, no Plenário da Câmara Municipal, em que foi discutido o PLANO MUNICIPAL DE REDUÇÃO DE RISCOS GEOLÓGICOS E HIDROLÓGICOS.

Neste documento consta o diagnóstico e as intervenções necessárias para prevenir e erradicar os riscos de deslizamentos de terra e inundações de todo o município.

A cidade foi mapeada e distribuída em 107 setores em processo geodinâmico (Deslizamento, enxurrada e inundação), com grau de risco(R2 – MÉDIO, R3 – ALTO e R4 – MUITO ALTO) e recebemos um caderno de mapas. A equipe técnica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), realizaram sondagem do tipo (SPT).

O objetivo da Sondagem é reconhecer o solo das áreas de risco, uma vez que, tendo conhecimento do solo em que as áreas estão demarcadas adquirimos informações essenciais a cerca dos motivos que levam as movimentações das encostas e dos taludes. Essa sondagem permite avaliar a estabilidade do solo que compõe a encosta, dando assim continuidade ao PMRR serão gerados relatórios que vão complementar as ações de prevenção e mitigação dos riscos de deslizamento e desmoronamento de encostas e taludes.

O novo instrumento que está sendo elaborado Carta de aptidão a urbanização, quando finalizada, vai auxiliar o município nessas avaliações.

Adm. 2017/2020, construindo uma nova história.