Prefeitura, Escolas Estaduais e Grupo de Consciência Negra realiza evento “CONSCIÊNCIA NEGRA: UM MOVIMENTO PARA ALÉM DAS RESISTÊNCIAS”.

1870

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, em parceria com as Escolas Estaduais e com o Grupo de Consciência Negra, realizou no dia 20 de novembro, no Cine Teatro Brasil, o evento “CONSCIÊNCIA NEGRA: UM MOVIMENTO PARA ALÉM DAS RESISTÊNCIAS”.

A abertura do evento foi feita Secretaria Municipal de Educação e Esporte, Claudia Maria Moura de Castro Amaral e por Luiza Helena Almeida da Conceição (Tia Helô), que representou o Grupo de Consciência Negra de Além Paraíba.

O Grupo de alunos do CEC – Centro de Educação e Cidadania fez uma apresentação com o tema do evento.

A seguir, iniciou-se a Roda de Conversa “Professora Doutora Beatriz Bento de Souza” que, na oportunidade recebeu uma salva de palmas em sua homenagem. A roda de conversa foi mediada pela professora Marcinéia Gonçalves – Diretora da E.E. Santa Rita – e contou com a participação da professora Jussara Alves da Silva – especialista em história e cultura afro-brasileira, africana educação para as relações etnicoraciais (UFJF/MG), com aperfeiçoamento em relações raciais (UFF/RJ) e mestranda em educação (UFJF/MG); Crislaine Santos Moreira, que apresentou o projeto de pesquisa: “Pelo retrovisor da História: levantamento bibliográfico sobre a escravidão negra em Minas Gerais (UEMG/Unidade Leopoldina) e do professor Carlos Andrés Otto – professor de Sociologia (E.E. São José).

Houve, também, apresentação da poesia: “Vencedor”, com referência a Nelson Mandela, de autoria de Ana Clara Klock Pereira, com interpretação de Luiz Aurélio de Almeida (alunos da E.E. Sebastião Cerqueira). Ao final do evento, houve uma apresentação artística do Balé Afro Ilê di Zambi – Grupo de Consciência Negra de Além Paraíba (GCN/AP), com participação de alunos da APAE.
Além disso, houve as exposições: “Nas Telhas da Resistência”, da E.E. Santa Rita, com pinturas em telhas, com tema referente ao evento; “Painel da Cultura Afro-brasileira” (E.E. Dr. Alfredo Castelo Branco) e “Retrato de Mandela” (E.E. Sebastião Cerqueira).

O evento proporcionou ao grande número de professores presentes, uma oportunidade de aprendizagem e formação continuada para desenvolvimento de atividades pedagógicas referentes aos conteúdos da história e da cultura afro-brasileira, de grande importância para o currículo a ser desenvolvido nas escolas.

Adm. 2017/2020, construindo uma nova história.