Iniciada a capacitação da Guarda Municipal de Além Paraíba

Com a presença do Prefeito Municipal, Miguel Belmiro de Souza Junior, e do Vereador Presidente Gerson Barreto, aconteceu hoje, 15 de janeiro, pela manhã, na ACEAP – Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba, a aula inaugural do Curso De Capacitação da Guarda Municipal de Além Paraíba.

O curso de capacitação e profissionalização dos Guardas Municipais da cidade de Além Paraíba tem como referência a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais na formação e na segurança pública do Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). O referido curso está sendo ministrado por professores altamente capacitados da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Defesa Civil da cidade de Além Paraíba, Guarda Municipal da cidade de Juiz de Fora, Advogado e Professor de Educação Física de Além Paraíba, Câmara Municipal de Além Paraíba e Presídio Regional de Além Paraíba. A grade curricular será composta pelas matérias Ética, Gestão Pública, Código de Trânsito, Noções de Direito Penal, Noções de Defesa Civil, Legislações esparsas, Práticas Operacionais de GM, Técnicas Operacionais de GM, Primeiros Socorros, Segurança Patrimonial, Prevenção e Combate a Incêndios, Defesa Pessoal e Educação Física, Lei de Execução Penal (Lei nº 7210/84) e Direitos Humanos.

O Governo Municipal de Além Paraíba está investindo na qualificação dos profissionais da Guarda Municipal, para que o efetivo possa exercer suas funções de acordo com as legislações vigentes, auxiliando as forças de segurança estaduais para execução de atividades que visem a proteção do patrimônio público e o estabelecimento pacífico da ordem pública e da mobilidade urbana. De acordo com a Lei federal nº 13.022/2014, o uniforme da Guarda Municipal será modificado para a cor azul marinho, pelo fato da atual cor – marrom – ser semelhante à força policial militar estadual.

Entre os convidados para a aula inaugural estavam também Dr. Fernando Ferreira, Procurador Geral do Munícipio, Amarildo de Sá, Capitão da Polícia Militar, Carlos Roberto de Souza, Tenente da Policia Militar, Walter Lobo Rezende, Chefe da Defesa Civil, Guilherme Cantelle, Tenente do Corpo de Bombeiros Militar e Alina Gomes, Diretora da ACEAP.

Adm. 2017/2020. Construindo uma nova história.