Sistema eletrônico por senha agilizará atendimento na Secretaria de Saúde

Após a informatização da sala de marcação das consultas e exames – CENTRAL, a Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba visando adotar estratégia para organizar as filas e dar mais agilidade a todas as pessoas que se deslocam diariamente para realização de marcação de consulta, exames, TFD, criação de cartão SUS, etc… Para isso, foi instalado o sistema de gerenciamento eletrônico por senhas, na Central de Marcação de Consultas e Exames.

O Sistema de Gerenciamento do Atendimento (SGA) gerencia filas e fluxos por meio da emissão de senhas e chamada por meio de painéis eletrônicos. Dessa forma, o paciente chega à portaria principal da SMS, se dirige ao guichê de atendimento, informa o que veio fazer na secretaria e recebe a senha correspondente. Com ela em mãos, senta e aguarda a chamada no monitor instalado. No monitor é possível verificar a lista das senhas que já foram chamadas, a fim de facilitar ao paciente o acompanhamento e evolução.

No total são 5 (cinco) guichês de atendimento. “Além disso, o sistema fornece uma diversidade de informações gerenciais com relatórios, estatísticas e gráficas avançadas sobre os atendimentos. É possível obter o tempo médio de atendimento por atendente, por período e por unidade, entre outras que auxiliam na gerência e administração das unidades de atendimento”, explica José Roberto M. Faria, chefe de Divisão de Informática. Alguns relatórios podem ser gerados em tempo real, diariamente ou no final do mês. Por meio deles os gestores poderão realizar comparativos já no segundo semestre. Terá condições de identificar e exibir graficamente os totais de atendimentos por fila, bem como os horários de maior fluxo de pacientes.

Este sistema foi implantado pela equipe da Divisão de Informática da Prefeitura sem custos, que implantou e personalizou o programa e a estrutura dos guichês de atendimento.

Também foi a equipe que instalou os monitores, computadores, impressora de senha e foi a responsável pela capacitação dos servidores. “O sistema permite que o Serviço de Regulação monitore e acompanhe o fluxo de atendimento em tempo real, redirecionando os atendimentos conforme necessidade. Também permite uma diversidade de informações sobre o andamento dos serviços prestados”, afirma José Roberto M. Faria, chefe da DIVI. A secretaria de saúde reestruturou a sala de espera do paciente, colocando algumas cadeiras. Para ampliar o número de assentos disponíveis e para que o espaço se torne ainda mais confortável.

Em breve, o setor será totalmente reformado.