Começa nesta segunda o cadastramento escolar para 2020 em Além Paraíba.

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Começa nesta segunda-feira (1º) o cadastramento para crianças e jovens ingressarem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da rede pública em Além Paraíba em 2020.

O cadastro é imprescindível para garantir a vaga do aluno em uma escola próxima de sua residência e será realizado até 12 de julho de forma unificada nas redes municipal e estadual de Minas Gerais.

Podem ser inscritas crianças com 6 anos completos ou que vão completar essa idade até 31 de março de 2020; interessadas em cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental e candidatos a vagas nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares que desejam ingressar na rede pública de ensino.

O cadastro é feito exclusivamente por meio do site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e pode ser realizado pela mãe, pelo pai ou responsável legal que seja maior de 18 anos. Jovens maiores de 18 anos poderão fazer a sua própria inscrição no cadastro escolar. Caso os candidatos ou seus responsáveis não tenham acesso à internet, podem recorrer à Secretaria de Educação Municipal que está de braços abertos para ajudar.

Comissão do Cadastro Escolar

Conforme a Resolução SEE Nº4142, documento que estabelece normas para o Cadastro Escolar 2020, publicado no Diário Oficial Minas Gerais desta sexta-feira (28/6), cabe às Superintendências Regionais de Ensino (SRE) organizar este processo por meio da Comissão do Cadastro Escolar, que deve ser formada em cada município.

Essa comissão deve ser composta pelo secretário municipal de educação; um diretor ou um coordenador que represente as escolas municipais; um representante da SRE; um diretor e um especialista que representem as escolas estaduais; dois representantes de pais de alunos; um representante do Conselho Tutelar do município e um representante do Conselho Municipal de Educação.

Matrícula

O encaminhamento para as matrículas dos candidatos inscritos será feito pela Comissão do Cadastro Escolar do município. É necessário apresentar, no ato da matrícula, o original e cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade; CPF (caso possua); comprovante de endereço; comprovante de escolaridade para alunos transferidos de escolas particulares ou jovens que desejam retornar aos estudos.