Conheça um pouco mais sobre o Departamento de Agricultura do Governo Municipal

Para contribuir e assegurar o planejamento das políticas públicas, o Departamento de Agricultura, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente , disponibiliza o serviço de cadastro , reconhecimento  de estruturas fundiárias e ocupação do meio rural, através de um sistema do INCRA ( Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária),  chamado de Unidade Municipal de Cadastro.  Além disto, é realizada  a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural ( CCIR)  que comprova o cadastramento do imóvel rural junto à autarquia e indispensável para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (divórcio ou herança) e obter financiamento bancário.

Outros trabalhos também vêem sendo realizado no município pelo departamento de agricultura, sendo eles:

• Apoio técnico para o acompanhamento de atividades estabelecidos do plantio à colheira da cultura agrícola a ser implementada.
  • Recomendação e envio de remessa de uma análise do solo com valor acessível ao produtor rural, conforme Tabela do Laboratório de Análises de Solo do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçú.
  • Participa do Programa Minas Leite  que prevê a obtenção de aumento de produtividade e renda com a adoção de técnicas eficientes de manejo de pastagens, controle zootécnicos e gestão da propriedade.
  • Auxilia projetos de construção de bacias de contenção e barraginhas como práticas de conservação do solo e da água.
  • Promove a compra coletiva e distribuição de sementes, mudas, adubos e corretivos.
  • Assessora os demais órgãos, dentro da competência da Prefeitura Municipal de Além Paraíba, fortalecendo parcerias com entidades como o Sindicato Rural e EMATER/MG.
  • Estimula o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que possibilita aos agricultores a comercialização de suas produções para as instituições de ensino para compor a merenda escolar oferecida aos alunos.
  • Mantém atualizado o cadastro dos produtores rurais do município e sua produção.

Para mais informações procure os profissionais responsáveis pelo departamento de agricultura na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, localizada na Rua Dr. Dauro Schettino, nº 160 – Sindicato Rural, Ilha do Lazareto.