SEGUNDO ALERTA PARA SARAMPO

1950
A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe de Vigilância em Saúde, vem a público esclarecer que recebemos a primeira amostra positiva para o caso suspeito de sarampo que está sendo investigado em nossa município.
A segunda amostra foi encaminhada nesta quarta-feira (11 de setembro de 2019) e seguindo orientação do Estado, o caso só poderá ser encerrado com a chegada deste resultado. Ressaltamos que até o presente momento nenhum dos contatos do caso suspeito apresentou sinal ou sintoma da doença; mas permanecerão sob acompanhamento até o dia 17 deste mês; fechando os 28 dias de possibilidade de aparição de casos secundários.
Informamos ainda que na quarta-feira (11/09/19) iniciamos a investigação de um segundo caso; sem relação com o primeiro. O caso nos foi notificado pela médica da Estratégia de Saúde da família e iniciamos a investigação e acompanhamento do caso imediatamente; tendo sido possível realizar coleta para isolamento viral e programar coleta de material para realização da sorologia em tempo hábil. Os contatos deste caso também já foram identificados e o bloqueio vacinal realizado com sucesso.
Reforçarmos que o único meio de prevenir a doença é se vacinando, mas infelizmente a população em sua grande maioria não comparece às Unidades de Saúde para se vacinar.
Está havendo uma intensificação vacinal através das equipes de Estratégia de Saúde da Família, que estão fazendo vacinação extra muro, de porta em porta, para diminuir os riscos de outros casos aparecerem.
E NESTE SÁBADO – 14/09/19, DE 08 ÀS 12H, ESTAREMOS COM UM POSTO VOLANTE NA PRAÇA DO PORTO REALIZANDO A VACINAÇÃO.