1ª Fase da Campanha de vacinação contra influenza começa com idosos e profissionais de saúde!

2074

Os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros serem vacinados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. A imunização começará em 23 de março.

É importante destacar que a vacina disponibilizada nesta campanha, não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (como o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de Covid-19.

O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação, com muito mais pessoas ocupando leitos no sistema de saúde.

CALENÁRIO

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) será no período de 23/03 a 23/05 e o dia D será dia 9/5 (sábado).

Neste ano, aqui em Além Paraíba, os IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS serão VACINADOS EXCLUSIVAMENTE EM CASA.

MAS ATENÇÃO:

– Os IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS que morem em área atendida pelo PSF, não será necessário nenhum tipo de contato ou solicitação; pois os profissionais de saúde já têm registros de tais moradores acima de 60 anos. Os PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM vão vacinar os idosos em casa.

– Para os IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS que NÃO residam em área atendida por PSF, poderá entrar em contato via telefone com uma Unidade de Saúde ou até mesmo a Secretaria de Saúde, e informar: Nome e endereço do IDOSO acima de 60 anos para que se agende e faça a vacinação. Um parente poderá telefonar para fazer a solicitação para o idoso.

A solicitação via telefone NÃO SERÁ OBRIGATÓRIA. A secretaria de Saúde vai bater casa em casa nas áreas sem cobertura do PSF para vacinar os IDOSOS acima de 60 anos. A ligação é uma forma de facilitar os agentes de saúde nas descobertas desse público fora da área de PSF.

ÁREAS SEM COBERTURA DO PSF;

– VILA LAROCA;

– MORRO SÃO SEBASTIÃO;

– BANQUETA;

– TERRERÃO;

– PORTO VELHO;

– PORTO NOVO;

– ATERRADO;

Qualquer dúvida em relação ao IDOSO fazer parte de área de PSF ou não, poderá entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima ou Secretaria de Saúde.

Em relação a 2ª e 3ª fase da campanha, a Secretaria de Saúde comunicará aos grupos prioritários via Agentes de Saúde, Rádios, Portal da Prefeitura, facebook e instagram, sobre quais medidas serão tomadas a fim de minimizar as aglomerações nas Unidades de Saúde.

Logo abaixo será anexado endereço e telefone de contato das Unidades de Saúde para maiores informações.

FASES DA VACINAÇÃO

FaseGrupos prioritáriosData para iniciar a vacinação por grupo
1ª faseIdoso (60 anos) e trabalhadores da Saúde;23/03
2ª fase-Professores de escolas públicas e privadas;

– Profissionais das forças de segurança e salvamento;

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (mantém-se a necessidade da prescrição médica com o motivo da indicação);

3ª fase– crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

– gestantes;

-puérperas;

-povos indígenas;

-adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

– população privada de liberdade;

-funcionários do sistema prisional;

– adultos de 55 a 59 anos de idade;