BOLETIM EXTRAORDINÁRIO 008/2020 – Sec. de Saúde

BOLETIM Nº 08/2020 – Secretaria de Saúde

Além Paraíba, 24 de março de 2020.

1. Evite sair de casa;

1. A Farmácia de Todos, situada na Rua Primeiro de Maio, Vila Laroca, estará funcionando a partir de 25/03/2020 no horário de 08h30 às 14h30min;

1. Exorta-se fortemente que a população evite a circulação, aglomerações e reuniões de qualquer espécie, inclusive em ambientes públicos (praças, parques, jardins, Unidades de Saúde etc.) estabelecimentos comerciais, no transporte público municipal ou em outros serviços considerados essenciais pelo Decreto Municipal nº 6.476/2020, para evitar a circulação do Coronavírus;

1. A Vigilância Sanitária Municipal está em constante atividade junto aos prestadores de serviços essenciais para orientações e recomendações, inclusive realizando visitas aos estabelecimentos;

1. O Município, desde a última sexta-feira (20/03/2020) não possui novas suspeições ou quaisquer casos confirmados de COVID-19, sendo certo que os casos suspeitos noticiados (04 pacientes) ainda se encontram monitorados em isolamento domiciliar e a Secretaria Municipal se encontra no aguardo do resultado dos testes realizados.

1. Reforça-se a toda população que evite as Unidades de Saúde Municipais para vacinação do primeiro grupo-alvo da campanha (idosos acima de 60 anos), uma vez que as equipes da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde estão realizando vacinação nas residências dos idosos, em áreas de ESF – Estratégia de Saúde da Família ou não.

1. Em situações emergenciais, entre em contato TELEFÔNICO com o SAMU, a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou com a Secretaria de Saúde Municipal.

Por fim, orientamos a cada Além-Paraibano que se mantenha vigilante e pratique medidas de precaução para reduzir o risco de infecção; como: evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas; evitar viagens para áreas de risco de contágio; lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com as pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar; usar lenço descartável para higiene nasal; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, capacetes; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; manter ambientes ventilados bem como outras medidas profiláticas já amplamente divulgadas pelos veículos de comunicação através das campanhas do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Minas Gerais.