Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre óbito de idosa SUSPEITA de Covid-19

1810

Paciente idosa, moradora do Estado do Rio, estava na casa da família em Além Paraíba, por aproximadamente 15 dias. Deu entrada no Hospital São Salvador, apresentado dificuldade para respirar e desorientação. Evoluiu rapidamente com quadro de insuficiência respiratória.

A paciente, além da idade, era portadora de comorbidades que colocavam como grupo de risco e apesar de não ter histórico epidemiológico, devido quadro de Insuficiência Respiratória Aguda Grave, foi considerada pelo plantão médico do Centro de Informações de Vigilância em Saúde – CIEVS MG, como caso SUSPEITO de coronavirus.

Foi realizado coleta de material e encaminhado à FUNED para análise.

Ressaltamos que o tratamento com Hidroxicloroquina; associado ao Tamiflu (por não termos como descartar a possibilidade de H1N1) foi iniciado imediatamente. Infelizmente devido a gravidade do quadro a paciente evoluiu a óbito e aguardamos pelo resultado do exame.

A família, que já havia sido instruída pela equipe de enfermagem do Hospital São Salvador; é moradora de área de Estratégia de Saúde da Família e está sendo acompanhada pela equipe.