Secretaria Municipal de Saúde orienta população usar máscaras caseiras

2208

Para proteger você e sua família, a Secretaria de Saúde de Além Paraíba orienta a produção de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença.

 

Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção fez com que elas sumissem das prateleiras. A Secretaria de Saúde está realizando compras de máscaras, em grandes quantidades, para garantir a proteção dos profissionais de saúde, que trabalham na assistência às pessoas doentes.

 

A confecção de máscaras caseiras tem se tornando uma alternativa mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. Agora, a Secretaria de Saúde vão lançar uma campanha digital pela mobilização da população para fabricar as próprias máscaras de pano.

 

Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

 

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

 

“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto às outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”,

 

A Secretaria de Saúde elaborou algumas orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que têm em casa.

 

SAIBA COMO FAZER A SUA MÁSCARA

  • Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividido com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;

 

  • A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;

 

  • Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;

 

  • Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;

 

  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

 

  • Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).

 

  • Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.

 

  • Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.

 

  • A máscara deve estar seca para sua reutilização.

 

  • Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico.

 

  • Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.

 

  • Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.

 

  • Aos sinais de desgaste da máscara deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita.

 

  • Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cortina, o que for.

 

O uso das máscaras caseiras é mais uma intervenção a ser implementada junto com as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e higienização das mãos visando interromper o ciclo da COVID19.

 

Essas medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, quando adotadas em conjunto, potencializam os efeitos da proteção contra o COVID-19 no país e por isso são tão importantes de serem adotadas por toda a população. A participação de todos é extremamente importante para a interrupção da cadeia de transmissão, independente da presença ou não de sintomas, uma vez que já existem evidências da ocorrência de transmissão pessoa a pessoa.

Referência:

NOTA INFORMATIVA Nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS