Instalada pela Prefeitura de Além Paraíba, Unidade Básica do Covid-19 entra em operação nesta terça feira dia 26 de maio, veja como será o procedimento.

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba através da Secretaria de Saúde instalou a Unidade Básica do Covid-19, trata-se de ponto de apoio para consultas, exames e orientações da população sintomática funcionando nas dependências do CEC – Centro de Educação e Cidadania, localizado no bairro da Saúde próximo a barreira sanitária. A UBC que iniciará seus trabalhos na terça-feira dia 26 de maio, não será um posto de pronto atendimento, devendo os casos como falta de ar aguda procurarem o Hospital São Salvador e para demais necessidades procure a Unidade Básica de Saúde próxima a sua residência, uma vez que as UBS continuarão atendendo normalmente acometidos de outras patologias.

Todas as pessoas que tiverem com sintomas de síndrome gripal, tais como: febre; tosse seca; dor de garganta; cansaço; diarreia; dor de cabeça; perda de paladar ou olfato e dores no corpo devem procurar a UBC. Após triagem, se o caso for considerado suspeito, o paciente receberá atendimento no local, após atendimento, o médico poderá solicitar exames direto a Secretaria de saúde, não havendo necessidade de o paciente marcar tal exame. Havendo indícios de contaminação e seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, o médico poderá solicitar a testagem de covid-19, realizada na mesma unidade.

O teste rápido seguirá padrão determinado pelo Estado e não haverá testagem indiscriminada, somente de acordo com o protocolo. O acompanhamento do paciente será preferencialmente por tele atendimento. A necessidade de visita domiciliar será avaliada dependendo das informações recebidas durante esse período, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.