Prefeitura de Além Paraíba continua com o serviço de castração de animais

102

e Prefeitura Municipal de Além Paraíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua realizando castrações de animais de rua.

Os profissionais responsáveis pelo projeto em reconhecimento ao apoio recebido através do Governo Municipal agradecem ao Prefeito Miguel Belmiro de Souza Junior e ao Vice Prefeito, Dr. Paulo Goldstein, pela grande ajuda para a Causa Animal em nossa cidade, são no total 200 castrações, e nesta semana, nos dias 20 e 22 de maio de 2020, foram realizadas mais 14 castrações, lembrando que os animais são EXCLUSIVAMENTE VIRA LATAS, animais de rua ou adotados das ruas.

Os procedimentos são realizados na Clínica PET BY VET, pelo médico Veterinário Dr. Matheus Kafuri.

O Médico veterinário da Prefeitura Dr. Leonardo Garbois auxilia nos procedimentos e tem dado todo apoio ao Setor de Zoonoses. Os animais têm o PÓS OPERATÓRIO realizado pelo Setor de Zoonoses mantido pelo governo municipal. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães. Cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar 80 mil descendentes em apenas 10 anos. E no caso dos gatos, esse número chega a 70 mil filhotes.

A cirurgia de castração contribui para que o animal tenha uma vida mais saudável, além de ajudar a salvar a vida de muitos outros animaizinhos que não possuem a mesma oportunidade de ter um lar e receber os cuidados que precisam.
A castração ainda ajuda na redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais (como câncer de mama, útero, próstata, testículos e tumor venéreo transmissível – TVT), fim do risco das fugas e brigas, assim como dos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio. O procedimento também elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva.