NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba-MG e o Comitê de Enfretamento ao Covid-19 informam que seguem em estado de reunião permanente, aguardando que o Governo de Minas publique, oficialmente, dia 06/08/2020, o Decreto com as mais recentes determinações sobre os critérios para a implementação do NOVO Minas Consciente.

Desta forma, o Núcleo Estratégico do Comitê espera a oficialização das diretrizes para analisar a classificação de Além Paraíba e tomar as decisões em respeito ao programa estadual.

Por enquanto, esclarecemos que o Decreto Municipal 6.512/2020 será prorrogado com algumas alterações até 07/08/2020. As alterações se referem a não proibição do manuseamento pelo cliente dos produtos vendidos e a permissão da prática de atividade física nas vias públicas, quando efetivando-se os ajustes que se fizerem necessários, serão suspensas algumas medidas restritivas, para que, dentro desse período, sejam feitas as flexibilizações permitidas pelo novo Decreto Estadual.

Ainda tendo em mira o Programa NOVO Minas Consciente, informamos aos cidadãos que:

– O encerramento das Barreiras Sanitárias ocorrerá em 12/08/2020, após 3 (três) meses de funcionamento. Os profissionais das barreiras cumpriram, com excelência, seu papel à frente das barreiras referidas, efetuando milhares de notificações e centenas de encaminhamentos para o HSS e UBC, além da tomada de outras providências específicas.

– Os Agentes continuarão atuando, em todo o município, no combate e enfretamento do COVID-19. Nossa intenção, neste segundo momento, é traçar o perfil epidemiológico dos bairros, definindo, assim, estratégias de ação que respeitem as particularidades de cada localidade, por meio de fiscalizações, acompanhamento da situação epidemiológica do município (surgimento de novos casos e seu desenvolvimento, curva de crescimento ou de decréscimo da pandemia), mantendo, ainda, as testagens e monitoramento de casos confirmados e suspeitos do vírus.

– A administração municipal apoia a atividade econômica do município, com o retorno gradual e responsável das atividades, pois entende o drama por que passam os empresários, pequenos comerciantes, os trabalhadores informais e todos os que dependem de uma economia atuante para sobreviver. Queremos afirmar, que desta vez não será diferente: precisamos de uma economia pujante, para sermos o município de que todos necessitamos e do qual todos nos orgulhamos. Nossa intenção é conseguir retomar as atividades econômicas tendo preservado o maior número de vidas.

Lamentamos as perdas, solidarizamo-nos, uma vez mais, com os familiares dos que se foram e reiteramos nosso empenho de que tudo foi e continuará sendo feito, para minimizar os efeitos dessa pandemia e nos permitir retomar as atividades normais.

Até lá, continuaremos ainda mais firmes no combate ao Coronavírus em nosso município, pois acreditamos que a SAÚDE PLENA DO CIDADÃO repercutirá, consequente e efetivamente, SOBRE A SAÚDE DA ECONOMIA MUNICIPAL, que é o que todos desejamos.

Este é o momento de agradecer a Deus nossa caminhada até aqui e renovarmos o compromisso de nos mantermos firmes e atentos, até que estejamos, todos, livres desse terrível mal.

Além Paraíba, 31 de julho de 2020.

Miguel Belmiro de Souza Junior

LINK DECRETO: https://bit.ly/dc6523