PROCON ALERTA!

PROCON ALERTA!

O PROCON Municipal de Além Paraíba alerta os consumidores para a ocorrência de fraudes em compras via internet, devendo ser redobrado os cuidados ao efetuar compras virtuais, desconfiando sempre de ofertas muito vantajosas, com valores abaixo do mercado.

O PROCON tem registrado várias reclamações de sites suspeitos, sendo que os problemas são rotineiros como não entrega de produto, dificuldade de contato, desaparecimento da empresa ou do próprio site de compra, etc. E, a dificuldade de contato com os vendedores/fornecedores impede a solução do problema que, muitas vezes não terá um fim pretendido nem mesmo na esfera judicial por se tratar de fraude de terceiro em que não é possível a localização do responsável.

Diante disso, orientamos os consumidores a ter muito cuidado com compra via internet, observando as dicas abaixo como forma de evitar golpes:

– Procurar no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail). Checar se essas informações estão corretas; (As informações podem ser verificadas através do site da Receita Federal do Brasil http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp);

– Nunca comprar em sites desconhecidos com propagandas através de Facebook ou Instagram;

– Preferir fornecedores renomados ou recomendados por amigos ou familiares; As recomendações de desconhecidos da internet podem ser falsas e disponibilizadas com intuito de convencer o consumidor a realizar a compra;

– Não comprar em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário, depósito em conta e/ou transferência bancária;

– Ao imprimir o boleto bancário conferir os dados do banco responsável pela emissão do boleto;

– Ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos que ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

– Imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);

– Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador.

No mais, o PROCON está à disposição do consumidor para maiores dúvidas, através dos telefones e e-mail abaixo informados.

Horário de Atendimento: 08 às 14h
Telefones: (32)3462-9907 ou (32)3462-9607