Aumento súbito no Rio Limoeiro colocou Prefeitura em alerta e foi possível causa de desmoronamento com morte no bairro Terreirão

1417

Um aumento súbito e preocupante no nível do Rio Limoeiro mobilizou a Prefeitura na noite de ontem (08/01/2021). Por volta de 22 horas começou o nível do Limoeiro começou a subir perigosamente ficando quase no nível da ponte do Jardim Paraíso por exemplo.

A Prefeitura acionou suas equipes e deu início aos procedimentos de emergência. Foi disparado o sistema de alerta com carros de som avisando a população ribeirinha. Equipes da Prefeitura passaram a vistoriar os bairros que costumeiramente sofrem com a cheia do Rio. A Secretaria de Saúde, colocou ambulâncias em alerta e avisou ao Hospital.

O Prefeito Miguel Belmiro Júnior, isolado em casa por ter tido contato com portador de Covid, foi informado todo o tempo e interagia por celular com as equipes. Por volta de 23:30 chegou a noticia de um desmoronamento de parte de uma casa na Rua Santos Duque, no Terreirão. A casa fica próxima no Rio Limoeiro que seguia com o nível elevado e forte correnteza. Toda a equipe da Prefeitura deslocou-se para o local.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiro foram acionados. No local constatou-se que um quarto, nos fundos da casa com alicerces as margens ao Limoeiro de fato havia caido. Três pessoas estavam no imóvel. Duas pessoas do sexo feminino foram retiradas com ferimentos leves mas o senhor Amadeu de Oliveira Cassaro, 73 anos, estava desaparecido. Os Bombeiros, equipe da Secretaria de Obras e Defesa Civil começaram a trabalhar nos escombros na esperança de que o morador fosse achado com vida. Infelizmente por volta das 4 horas da madrugada, o corpo da vítima foi encontrado na Usina da Ilha dos Pombos.

A cheia repentina pode ter sido causada por fortes chuvas na cabeceira do Rio já que em Além Paraíba a chuva moderada e rápida que caiu não causaria a cheia. A Prefeitura recentemente realizou limpeza no Rio Limoeiro favorecendo a vazão, razão pela qual apesar de cheio não houve transbordamento. Equipe técnica avalariará os danos no imóvel e as causas do desabamento. O IML vai apontar a causa da morte do morador.

O Prefeito Municipal lamentou a morte do Sr. Amadeu Cassaro e agradeceu a equipe de governo que deu pronta resposta na ocorrência.