Jornal Estado de Minas de Belo Horizonte, faz matéria destacando o exitoso trabalho da Secretaria de Educação na Pandemia com o seguinte título: COVID-19: Além Paraíba fornece psicólogos para alunos e professores

O Jornal Estado de Minas de Belo Horizonte fez uma elogiosa matéria ao trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Além Paraíba que tem à frente a Professora Tatiana Reis Gonçalves. O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior já recebeu o link da matéria publicada e manifestou seus cumprimentos pelo trabalho de toda a equipe da Educação Municipal de Além Paraíba que como se observa tem sido alvo de notícias positivas na grande imprensa. Abaixo o inteiro teor do artigo publicado no Jornal Estado de Minas:

“Para ajudar professores estudantes a enfrentarem a ansiedade e o medo causados pela pandemia da COVID-19, a rede municipal de educação de Além Paraíba, na Zona da Mata de Minas Gerais, disponibiliza psicólogas para o acompanhamento da saúde emocional da comunidade escolar. A psicóloga Luciana de Vito, que atende os estudantes pelo projeto, conta que utiliza ferramentas como o WhatsApp no trabalho: “Os atendimentos são feitos por chamadas de vídeo no aplicativo, semanalmente, com duração aproximada de 40 minutos. Além da escuta e das orientações às crianças, adolescentes e responsáveis, são utilizadas técnicas lúdicas, com desenhos, brinquedos, massinha de modelar e músicas”. Ela ressalta que o atendimento se tornou fundamental, já que boa parte dos alunos apresentou mudanças de comportamento, relatou medo de ficar sem os pais ou responsáveis, ansiedade e até insônia.  O mesmo cenário foi visto em escolas de todo o Brasil. Para Josimeire de Lima Sobreira, assessora do Sistema de Ensino Aprende Brasil – que atende Além Paraíba e mais de 200 outros municípios de várias regiões do país – a escola precisa se envolver na busca por uma solução.
“Quando existe um acompanhamento emocional desde a Educação Infantil, a probabilidade de detectar e tratar os problemas de saúde emocional é muito maior. Ansiedade, estresse, depressão e agressividade são sintomas que muitas vezes são detectados pelos professores e precisam ser investigados pela escola”, aponta. O acompanhamento emocional tem gerado resultados. “Um garoto de oito anos com queixa inicial de choro fácil, medo e ansiedade está em atendimento há cinco meses. Hoje, é super participativo. Ele apresentou muita melhora, relatada por ele mesmo e por sua mãe”, disse a psicóloga.  Um outro estudante, de 5 anos, perdeu a mãe para a COVID-19 e está sob os cuidados de um tio paterno e sua mulher. “Ele esteve bem deprimido e, atualmente, quatro meses depois do início do acompanhamento, segue em luto, mas bem melhor, já adaptado à nova família e realidade”, completou Da mesma forma que alunos, professores recebem o suporte emocional para enfrentar a situação atípica. “Percebi muito neles uma necessidade de ter que dar conta de algo que nem eles conhecem muito bem. A rotina mudou para todo mundo nesta pandemia… Para a família, para a escola, para os profissionais. As cobranças aumentaram imensamente, e a necessidade de se reinventar foi primordial”, diz Monica Aparecida Ribeiro Lara, psicóloga responsável por atender os professores do município. (FONTE JORNAL O TEMPO) – Comunicação Central do Gabinete Prefeitura Municipal de Além Paraíba – 20/01/2020)