NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SOBRE SURTO DE COVID-19 NO ASILO ANA CARNEIRO

NOTAESCLARECIMENTO SOBRE O SURTO NO ASILO E MEDIDAS QUE ESTÃO SENDO TOMADAS:
Como é de conhecimento de muitos estamos vivendo um SURTO de COVID- 19 no asilo da nossa cidade.
A vacinação iniciou no asilo no dia 22/01/2021 (nenhum idoso sintomático)e nesse intervalo de 15 dias entre uma dose e outra, no monitoramento, alguns idosos apresentaram-se sintomáticos.
Obs: Não tendo tempo hábil para a vacina fazer seu efeito protetivo contra a doença, a contaminação pode ter ocorrido nesse período, não tendo como precisar uma data.
Todos receberam a vacina Coronavac, a qual até o momento não tem apresentado efeitos adversos.
A equipe de monitoramento atuou, os exames necessários foram realizados, os isolamentos orientados e as internações realizadas.
Vésperas da realização da segunda dose, foram realizadas mais 2 visitas e com isso foram isolados mais 12 idosos sintomáticos. (Todos os procedimentos anteriores, de cuidados, foram realizados).
 Idosos que não tinham sintomas foram vacinados com a segunda dose da vacina.
 Obs: Todas as ações realizadas foram em comum acordo com a nossa referência no Estado.
 Quarta, quinta e sexta vários idosos precisaram ser internados, com tomografias sugestivas e já em estágio avançado da doença.
 Todas as ocorrências e as ações estão sendo informadas e acompanhadas pelo Estado e pelo Ministério Público (Dra Adriana)
 Ações tomadas até agora:
 Estamos tomografando todos os idosos e funcionários do asilo, seguindo a prioridade dos sintomáticos.
 Estão sendo realizados todos os exames de acordo com os protocolos.
 Avaliação e conduta pelo Dr Rafael.
HSS reservou uma área para internação e cuidados dos que estão precisando de internação.
Amanhã será realizada uma limpeza geral no local com uma empresa especializada.
Realocamos alguns funcionários do município para dar um melhor suporte ao asilo e assim conseguir fazer um isolamento adequado, bem como um monitoramento em tempo integral.
Estamos encaminhando EPIs para a proteção da equipe.
Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas.
Bethânia Reis de Souza
Secretária Municipal de Saúde de Além Paraíba – MG