NOTA OFICIAL – ALERTA DE VARIANTE DO NOVO CORONAVIRUS ENCONTRADA EM PACIENTES DE ALÉM PARAÍBA

1772

A Secretária Municipal de Saúde, Bethânia Reis de Souza, prezando pela transparência sobre tudo que diz que  respeito a pandemia do novo Coronavirus, causador da Covid-19 informa:

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais emitiu relatório do estudo genético feito com linhagens de 22 genomas de SARS-CoV-2 detectadas no estado de Minas Gerais. Foram detectadas linhagem P.2 em amostras de 2 pacientes residentes no município de Além Paraíba.  Das 22 amostras processadas, foram identificadas 15 genomas da linhagem P.2, três genomas da linhagem B.1.1.143 e B.1.1.28 cada, e uma genoma da linhagem B.1.1.33.  As duas principais linhagens circulando no Brasil, desde fevereiro de 2020, são B.1.1.33 e B.1.1.28, ambas sem alterações significativas na proteína Spike (S). A linhagem P.2 contém a mutação E484K na Spike e já foi encontrada em todas as regiões do pais. A Secretaria Municipal de Saúde já identificou os portadores de tal variante e realizará investigação epidemiológica dos casos (desfecho, deslocamentos para outros municípios e contatos próximos) e reportará as conclusões para a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

A Secretária Municipal de Saúde alerta pela presente Nota a necessidade da população manter-se atenta ao cumprimento de todas as medidas de prevenção tais como: isolamento social, distanciamento, uso de máscaras, higienização das mãos e não participar de qualquer evento que cause aglomeração. A variante P2 tem maior capacidade de infectar as pessoas considerando que sua alteração facilita a penetração nas células. O momento não é de pânico, porém de cuidados redobrados. 

Bethânia Reis de Souza

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ALÉM PARAÍBA