Secretária de Saúde vai fazer amostragem sorológica para avaliar eficácia da vacina contra Covid-19

A Secretária Municipal de Saúde, Bethânia Reis de Souza, afirmou que realizará uma amostragem sorológica para avaliar a eficácia da vacina. A Secretária foi imunizada pela Coronavac, (Instituto Butantã/Sinovac) e após ter passado 15 dias da segunda dose fez um exame sorológico que comprovou a ausência de anticorpos IGM (que demonstram ausência da doença Covid-19) e a presença de anticorpos IGG (que demonstram a criação de anticorpos imunizantes ao novo Coronavírus). Bethânia está avaliando a possibilidade de realizar exames sorológicos em parcela dos vacinados de Além Paraíba, idosos em sua maioria nesta primeira fase. Segundo a Secretária, a amostragem serve para que se possa ter uma noção da capacidade de imunização da vacinas tanto do Butantã quanto da FIOCRUZ. O Pneumologista Rafael Gracioli, responsável pelo tratamento dos doentes de COVID-19 em Além Paraíba inclusive sugeriu a Secretária que ela de fato realize este estudo que será de grande utilidade para mais conhecimento da vacinação. O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior também achou a ideia de grande valia.

23/02/2021 – Assessoria de Comunicação Social , Imprensa e Cerimonial – Prefeitura Municipal de Além Paraíba – MG