Prefeito cumprimenta Angustura por mais um aniversário. Conheça um pouco do histórico 1º Distrito de Além Paraíba

O Prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, fez questão de que fosse registrado a data de hoje, 27 de março de 2021, dia especial em que o primeiro Distrito de Angustura completa mais um ano de vida. Em tempos normais, durante toda a semana estariam acontecendo eventos comemorativos, o Prefeito teria passado a semana no 1º Distrito com seus Secretários até que hoje, o grande todos estariam comemorando juntos. Infelizmente por conta a COVID-19 não foi possível este ano realizar a semana de Angustura mas, tanto o Prefeito quanto o vice, José Marcio Fernandes da Silva, desejam felicidades ao povo gentil, trabalhador e ordeiro de Angustura e que no ano que vem todos estejam juntos para comemorar este dia com a grandeza que o mesmo merece.

UM POUCO DA HISTÓRIA D ANGUSTURA

Angustura é a sede  de  um  distrito  pertencente  à  cidade de  Além Paraíba – MG  e  dista 7 km  da  rodovia  BR-116 (Rio-Bahia), à altura  do  Km  800. Angustura  tem  suas  origens  nos  primórdios do povoamento da Zona da Mata Mineira. Durante o Ciclo do Ouro a região, outrora habitada pelos índios puris, cujos vestígios  ainda podem ser encontrados   em   algumas  fazendas,  era  usada  como  rota   por  contrabandistas,  para  se evitar  a fiscalização dos “Registros” existentes na estrada oficial – o “Caminho Novo”.Em razão desta segurança tributária, a Mata mineira era conhecida como “Áreas Proibidas”. Neste    contexto   surgiu   o  primitivo Arraial   de  Madre  Dios   do  Angu,  atual   Angustura,  a   partir  de   um pouso de tropeiros que  trilhavam  as margens do Rio Angu. Nessa época  início do séc. XIX – começaram a  ser distribuídas  sesmaria  aos primeiros colonizadores da região. Em  27  de março de1841 o Arraial pertencia  à Vila de São Manuel  do  Rio  da   Pomba   e   foi   elevado  à categoria de  Distrito com o nome  de Madre de Deus do Angu, sendo incorporado à Vila de São João Nepomuceno no mesmo ano. Com  a  expansão  da  cafeicultura  através  do Vale  do Rio   Paraíba,   Angustura  destacou-se  como  grande produtora e teve o seu apogeu entre o  final dos 1800 e princípios dos 1900. Os  grandes  fazen- deiros  de  então  erigiram   a  sua  atual  Igreja Matriz, inaugurada em 1886, artisticamente decorada por artífices contratados na Côrte. Ergueram também, à sua volta, belos solares. O templo e seu entorno integram um harmonioso cenário,  emoldurado  pelo  verde  e  pelas  montanhas  que  caracterizam  a silhueta da geografia mineira. Suas fazendas   possuíram   inúmeros   escravos  e,  após  a  libertação  destes,  atraíram  muitos  imigrantes europeus para o trabalho nas lavouras de café.Em  1874, o  surgimento  da  ferrovia  – Estrada  de  Ferro  da  Leopoldina – não contemplou, contudo, o  Distrito  de  Angustura.  Posteriormente,  com a criação da antiga rodovia Rio-Bahia, na década de 1930, novamente Angustura se viu preterida. Mais tarde, com o declínio do café  e com  o  êxodo rural iniciado com o processo de industrialização do país -em particular a instalação da Cia.Siderúrgica Nacional- ocorreu o seu esvaziamento populacional.  Tais fatos se, de um lado, penalizaram o progresso de Angustura, paradoxalmente,  de outro, contribuíram para o resguardo de parte de seu conjunto arquitetônico original, hoje tombado pela  municipalidade. Muitos  representantes  de  sua  aristocracia   cafeeira se notabilizaram na vida pública do Município, da Província,  do  Império e da nascente República. Em  Angustura,  também  tombado  pelo patrimônio    municipal,   encontra – se    o Mausoléu do Primeiro Comandante Geral da  Polícia  Militar de  Minas  Gerais, Cel.  Francisco  de  Assis  Manso da  Costa Reis.  O  pai  do  Cel.  Assis  era   o  Cap. Valeriano  Manso da  Costa Reis  colega  de Regimento de TIRADENTES- por  este  citado  nos  Autos  de  Devassa  da Inconfidência –  e   sua   mãe  era  d.  Ana  Ricarda  de Seixas,irmã de Mª Dorothéa Joaquina   de  Seixas  – a   MARÍLIA   DE  DIRCEU,   musa  do   poeta   inconfidente THOMAZ  ANTONIO  GONZAGA. Outro  que   merece  destaque  é  o  Dep. Antônio  Romualdo  Monteiro   Manso,  notabilizado  por  ter sido  o  primeiro  político do Império que se negou  a  prestar juramento de fidelidade a D. Pedro II .Em razão de suas convicções anti monarquistas, Monteiro Manso  conquistou  a  admiração do propagan- dista republicano SILVA JARDIM que visitou Angustura – onde sofreu um atentado em março de 1889.Em Angustura faleceu,em sua Fazenda Babilônia,o Senador Agostinho Cezário de Figueiredo Côrtes que  dá  nome  à  cidade  de  Senador  Côrtes,  nesta  Zona da  Mata. São  também  angusturenses  o  grande   Jurista   e  Ministro  do  STF,  Nelson  Hungria;  o  Desembargador  Francisco  de Castro Rodrigues  Campos,   pai  do  ex-governador  mineiro  Milton  Soares  Campos;  o  Dep.  Provincial Francisco  Cezário  de  Figueiredo  Côrtes;  e  o  ex-prefeito  de   Araxá,  Fausto Figueira Soares Alvim – que também foi Presidente do antigo  IAPC  e  escultor  talentoso,  reconhecido  por importantes críticos de arte. O Dicionário do Aurélio nos ensina que Angustura significa “Passagem estreita entre montanhas”. Contudo, nós podemos dizer e sem medo de errar: ANGUSTURA…um presente do passado. (Fonte: Instituto Culturar)

27/03/2021 – Assessoria de Comunicação Social e Imprensa Prefeitura Municipal de Além Paraíba