Prefeito demonstra indignação com aumento na taxa de esgoto e cobra explicações e providências da COPASA. Aumento é determinado por Agência Reguladora. Entenda

O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior se manifestou sobre o aumento que ele chamou de abusivo da taxa de tratamento de esgoto em Além Paraíba. O Prefeito viu várias faturas com aumentos que chegaram a dobrar o valor final da conta. Indignado, o Prefeito semana passada deixou muito clara a direção da COPASA, pessoalmente, em Belo Horizonte que os valores eram inaceitáveis. A COPASA por sua vez também afirmou discordar do aumento mas lembrou que não cabe a ela definir tarifas. A COPASA é obrigada a seguir o tarifário imposto pela Agência Reguladora de Saneamento, Águas e Esgoto de Minas Gerais – ARSAE. Foi esta agência que determinou os aumentos para todo o estado e para todas as empresas que administram sistemas de abastecimento de água de esgoto. O Prefeito alertou a COPASA que poderá ocorrer um aumento considerável na inadimplência e ouviu da Concessionária que o reajuste NADA TEM A VER com o obra que ocorre no Município e que ela cerrará fileiras com o Prefeito na tentativa de reverter o inoportuno reajuste. É importante frisar que QUE NEM O PREFEITO MUNICIPAL NEM MESMO A COPASA TEM PODER DE AUMENTAR OU REDUZIR A TARIFA. ESTA É UMA ATRIBUIÇÃO LEGAL DA ARSAE, a despeito de discursos populistas daqueles que querem aparecer como defensores da população usando de mentiras ou meias verdades. O Prefeito afirmou que não está inerte e que está mobilizando todas as ferramentas que dispõe para tentar reverter este reajuste.

Assessoria de Comunicação Social, Imprensa e Cerimonial – 10/09/2021