Agosto Dourado: Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022 – 1 a 7 de Agosto. Tema: Fortalecer a Amamentação – Educando e Apoiando

A Consultora de amamentação, Débora Araújo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Além Paraíba promoverá no dia 6 de Agosto às 10h no Espaço Comunitário Dr Miguel Belmiro, o Vassourão, a Hora do Mamaço onde mães irão amamentar juntas como forma de mobilizar toda a sociedade a entender a importância da amamentação e principalmente de apoiar a mulher que amamenta. O tema da SMAM 2022 trata justamente disso, educar a sociedade para apoiar e proteger as mulher e seus filhos. As mulheres precisam de apoio do serviço de saúde, do local de trabalho e da comunidade para amamentar de forma otimizada, progredindo de um nível para o outro.

O evento contará com o registro do fotógrafo Richard Zamboni e as mães que participarem do Mamaço concorrerão a um ensaio fotográfico individual no dia do evento.
Outra ação realizada será a exibição do filme Tigers, do diretor vencedor do Oscar Danis Tanovic, no dia 25 de agosto, às 19:00h em parceria com o Popcine e apoio da PMAP.
Essa será mais uma das ações de promoção do aleitamento materno, no Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Uma das grandes incentivadoras do desmame precoce é a indústria de alimentos infantis, por isso a escolha do filme Tigers, que conta a história de Syed Aamir Raza Hussain, ex-funcionário da Nestlé, no Paquistão. Syed Aamir, vendedor de fórmula infantil, denuncia a indústria de alimentos infantis com a ajuda da IBFAN/Baby Milk Action depois de perceber a morte e os sofrimentos causados pelas abusivas estratégias de marketing das fórmulas infantis. O filme também expõe as táticas que as corporações utilizam para evitar que a verdade seja exposta.
Em seu Instagram @personalbebe, durante todo o mês de agosto às terças 9h, Débora fará uma série de mini lives especiais relacionadas ao tema da SMAM 2022 além da participação no Podcast do Espaço Evoluir no dia 24 de Agosto e Rodas de Gestantes e Puérperas nas Unidades da Estratégia de Saúde da Família durante o mês de Agosto.
Temas Roda de Gestantes e Puérperas:
Pré-Natal da Amamentação – o que preciso saber?
Leite Materno – o alimento superpoderoso
Porque amamentação exclusiva até os 6 meses e complementar até 2 anos ou mais?
Datas:
ESF São José 04 e 17/08