Final do Vassourão: Mais de 15 horas de futebol, confraterninazão, comemoração e festa

O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Pablo Teófilo deixaram o Espaço Comunitário Dr. Miguel Belmiro de Souza por volta das 23 horas de ontem extremamente felizes com a grande festa que foi a final do Vassourão, maior campeonato de futebol de várzea de Além Paraíba. Foram mais de 15 horas de evento, sem tumulto, com presença de ambulância da Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros segurança e gente… muita gente. O Campeonato teve participação de 24 times no aberto e 10 times no veterano, totalizando 884.

O evento começou as 9 horas da manhã e a primeira partida, final do Campeonato “Máster” teve início as 10 horas quando entraram em campo os times Planeta Gol e Atlético Futebol Clube. A equipe do Planeta Gol foi a grande campeã vencendo a partida com 3 gols a dois marcados pelo Time Atlético FC que foi o vice. Logo após a primeira partida, veio o jogo final do aberto.

O Time Debreceni, da cidade do Carmo foi o campeão por 3 gols a 1 contra a Equipe do Nova Geração, vice campeão, composto por Atletas de Angustura. As 14 horas, uma grande estrutura foi montada no Campo Jorge Eduardo, no Espaço Comunitário Dr. Miguel Belmiro de Souza para a entrega de prêmios e homenagens. O Primeiro a ser homenageado foi o Senhor Mauro Oliveira (Mauro do Bera) recebendo um troféu honra ao Mérito por sua dedicação na parte de arbitragem técnica de todos as dezenas de jogos do campeonato que durou cerca de 3 meses. Mauro foi o responsável pela súmulas e por toda a escrita documental das partidas.

Em seguida prestou-se homenagem a José Geraldo Lima, o popular Dado, criador do campeonato Vassourão quando o local ainda era um terreno abandonado. Emocionado, Dado recebeu uma placa das mãos do Prefeito Miguelzinho e do Secretário Pablo Teófilo. Ao usar da palavra para agradecer, Dado se lembrou que poucos acreditavam na construção daquele grande espaço mas que o Prefeito Municipal se comprometeu de fazê-la e cumpriu sua promessa. Com uma frase forte, Dado lembrou que o local que um dia foi chamado de “favela” se tornou no ponto central de lazer e esporte da cidade. Foram homenageados também os melhores goleiros do Campeonato: Alberto (Máster) e Neném (aberto).

O Troféu de Melhor Goleiro teve o nome de Devanir Pacheco, um dos melhores goleiros da história do futebol de Além Paraíba. Acompanhado de seus familiares, Devanir esteve no local para fazer a entrega dos prêmios aos Goleiros. O Troféu de Artilheiro do Campeonato teve o nome do Jornalista Dauro Machado, em homenagem a seus 40 anos de carreira. Dauro esteve no local para entregar o prêmio aos Artilheiros Pindura (Máster) e Juninho Farsura (Aberto).

O Troféu de Campeão do Campeonato Máster foi entregue a equipe do Planeta Gol; o empresário Claudinho e toda a equipe receberam o Troféu que teve o nome de José Eduardo Pereira Dias Sacramento, atleta Além-paraibano cujo nome denomina o campo do Vassourão e que veio a falecer no trágico incêndio do Centro de Treinamento do Flamengo. O Troféu de Campeão que tinha o nome de José Geraldo Lima (Dado) foi entregue aos Atletas Carmenses do Time do Decreceni. Os vive campeões também receberam troféus. O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior acompanhado de sua Esposa Glaciele Souza entregaram as Medalhas a todos os atletas finalistas. O Presidente da Câmara, Vereador Mateus Cruz, também esteve no local e participou da premiação.

Os Vereadores Pindura, Tuquinha e Paulinho do Conselho também se fizeram presentes. Após a entrega dos prêmios, com direito a efeitos especiais, começaram os shows.

O cantor Bira Bello abriu a programação, seguido por Erick Corrêa e banda, DJ Kene Anderson e Grupo Samba que mora aqui. Segundo Cálculos mais 8 mil pessoas estiveram no local que ficou lotado desde as 9 horas da manhã. A festa terminou por volta da meia noite.

O público não arredava pé. Junto de sua esposa, filhos, alguns Secretários Municipais, o Prefeito foi muito cumprimentado tanto pelo espaço quanto pelo Campeonato.

O Vassourão 2022 foi o primeiro campeonato realizado após o auge da pandemia, tendo sido suspenso em 2020 e 2021. O Secretário Pablo foi muito elogiado pelo Prefeito e pelas pessoas em geral pela perfeita organização do evento. Pablo Teófilo fez questão de frisar que sem a competência de Marcelinho, servidor da Secretaria o evento não teria sido o sucesso que foi já que foi ele que cuidou de toda a parte esportiva do campeonato.

Foi um domingo que vai ficar para a história do esporte e dos grandes eventos de Além Paraíba.

Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Além Paraíba