Além Paraíba passa a contar com sinal de TV Digital

Além Paraíba agora tem sinal de TV Digital. Desde ontem, 31/10, a população do município tem acesso a imagem e som com mais qualidade e de forma gratuita.

A iniciativa aconteceu por meio da adesão do município e a instalação ficou por conta do Ministério das Comunicações, através do programa Seja Digital. Além Paraíba possuía até então apenas sinal analógico.

No momento contam com o sinal digital os canais: Globo (Juiz de fora), SBT Alterosa, TV Câmara, TV Senado, Assembleia de Minas, TV Brasil – EBC, TV Escola e Canal Saúde.

“Trabalhamos em parceria com o Seja Digital para que esse benefício chegasse a nossa cidade e estamos muito felizes de ver isso acontecendo.

Além Paraíba agora conta com imagem e som em alta definição, o que significa que as pessoas vão poder assistir televisão sem interferências e ruídos. Essa será a realidade de moradores do município”, disse o vice-prefeito José Márcio Fernandes (Dedé), que acompanhou todo o processo desde o início.

O que eu preciso fazer para receber o sinal de TV Digital?

Se você possui um televisor de LCD, LED ou plasma, você precisa verificar primeiramente se ele foi fabricado após 2010. Caso ele tenha sido fabricado depois de 2010, é bem provável que ele já possua o conversor digital embutido no televisor.

Neste caso, basta conectar uma antena UHF no seu televisor na entrada ANTENA ou ANT IN.

Televisor sem conversor integrado

Se o seu televisor de LCD, LED ou plasma não tiver o conversor embutido, você precisará conectar um conversor de TV Digital ABERTA nele.

A instalação é muito simples: basta conectar o conversor e o televisor por meio de um cabo HDMI, depois, você só precisa instalar uma antena UHF no seu conversor digital.
Distribuição de Kits Gratuitos
Segundo o Governo Federal, beneficiários dos programas sociais do Governo Federal devem ficar atentos. Isso porque as pessoas que recebem algum dos auxílios, tais como, por exemplo, o Auxílio Brasil, Casa Verde Amarela, Tarifa Social, Auxílio Gás, entre outros, podem ter direito a receber o kit tv digital gratuito.

O kit tv digital inclui antena, conversor e controle remoto. Tudo é gratuito, bastando apenas o interessado estar inscrito no Cadastro Único.

Em momento oportuno a Prefeitura irá auxiliar o público alvo para a efetivação do cadastro, se houver necessidade.

No momento devemos aguardar o Governo Federal se manifestar a respeito da distribuição dos kits. O sinal analógico permanece ativo até que o Governo Federal proceda seu desligamento. Comunidades da Zona Rural ainda não estão recebendo o sinal digital de tv, permanecendo o sinal analógico. Espera-se que a médio prazo o Governo Federal também contemple as localidades da área rural com o sinal digital.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Além Paraíba