Prefeitura instala moderna estação meteorológica em zona rural que vai monitorar chuvas em todo o município

Foi instalada ontem (26/12), na estrada do Torrente (zona rural), uma estação meteorológica, que é um equipamento com inovação tecnológico que visa mensurar o índice de pluviométrico em até 15 dias de previsão. Os dados são embasados no volume de chuva, pressão atmosférica, umidade do ar, velocidade do vento, temperatura e radiação. Este novo sistema em que a Defesa Civil poderá acompanhar nos próximos dias, em tempo real, a situação climática do município principalmente na cabeceira do Rio Limoeiro, tendo em vista que as estações existentes da CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) estão somente dentro da zona urbana e atualmente estão em funcionamento somente duas estações, e existem mais com falta de manutenções e/ou previsão de por parte da CEMADEN, responsável pelas mesmas.

O objetivo é ampliar o sistema, para que seja instalado mais equipamentos em pontos estratégicos do município. A estação meteorológica central foi comprada com recursos próprios oriundo do leilão que a Prefeitura realizou mês retrasado.

“Agora podemos saber com previsão e com dados atualizados a cada 5 minutos, por exemplo, qual volume de chuva está ocorrendo na cabeceira do Rio Limoeiro para medidas preventivas.” Relatou o atual Chefe da Defesa Civil o Secretário de Serviços e Obras Públicas – Plinio Moreira.

Na oportunidade, o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e seu Vice-Prefeito José Marcio Fernandes, agradecem ao Dr. João Bouhid e Família pela cessão em sua propriedade para a colocação da estação.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Além Paraíba