RETROSPECTIVA 2022: A ADMINISTRAÇÃO E AS BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA NO ANO QUE SE ENCERRA

A Secretaria Municipal de Administração, cujo titular é Rodrigo Henriques, também faz um balanço positivo sobre o ano que termina. O Secretário afirmou que durante 2022 foram perseguidas ainda com mais relevância as boas práticas de governança. O Protocolo Eletrônico por exemplo que segue em adiantada fase de implantação é um grande exemplo. Aos poucos, os requerimentos dos cidadãos que eram feitos em papel, que muitas vezes demoravam excessivamente na tramitação estão sendo substituídos pelo modelo eletrônico. Hoje os requerimentos são inseridos em um sistema que foi desenvolvido para tal expediente. A partir dali toda a sua tramitação é eletrônica e o documento segue digitalmente para análise e despachos de todos os setores que precisam avaliar seu conteúdo. Brevemente o Cidadão não precisará ir até a Prefeitura para requerer o que necessita podendo protocolar eletronicamente seu requerimento e acompanhar “on line” seu andamento. O Secretário também lembra de várias ações que segundo ele merecem destaque. O leilão de bens inservíveis por exemplo foi exitoso. A Prefeitura arrecadou quase meio milhão de reais com a venda via leilão de vários lotes contendo itens que não mais tinham serventia a administração pública e que se não fossem vendidos acabariam por se deteriorar e ir a descarte sem qualquer lucro para o Município.

Segundo o Secretário, o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior é um gestor atento e deixa claro que facilitar a vida do cidadão, zelar pelo patrimônio público e reduzir a burocracia são metas constantemente a se perseguir.

A Secretaria Municipal de Administração também realizou ao longo do ano planejamentos para a boa execução orçamentária, coordenou centenas de licitações e processos de compras, tudo com o suporte do Departamento de Compras e de Licitações. Foi também a Secretaria que cuidou para viabilizar o recebimento de várias emendas parlamentares destinadas ao Município além é claro de manter uma relação transparente com os servidores do Município.
Rodrigo Henriques afirmou que o ano de 2023 será ainda melhor e que as boas práticas de governança, de redução da burocracia e da gestão competentes e eficaz dos recursos públicos seguirão e serão aperfeiçoadas.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Além Paraíba