RETROSPECTIVA 2022: AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE TRABALHOU NA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS RURAIS, PROJETOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL E DE BENEFÍCIOS PARA A AGRICULTURA E PECUÁRIA

O Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Edson Júnior Gomes, afirmou que o apoio do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior à Secretaria foi fundamental para que ela se firmasse e pudesse cumprir suas atividades de forma bem sucedida.

O ano que termina deixará importantes realizações da mencionada Secretaria. A valorização do “homem do campo”, da produção e da agropecuária do Município pôde ser observada por exemplo na conservação das estradas rurais. Durante todos os meses do ano os muito quilômetros de estradas rurais passaram por constante serviço de conservação. No período da seca, as vias receberam nivelamento, os trechos críticos onde sempre havia a presença de lama em dias chuvosos tiveram intervenções e foram reparados. Com a aproximação da estação das chuvas as estradas já conservadas seguem sendo revisadas, recebendo saibro e sendo mantidas em boas condições de trafegabilidade. Segundo o Secretário, o Prefeito entende que manter as estradas rurais em boas condições é uma garantia do escoamento da produção gerada no campo e fundamental para o Município e para o ir e vir das pessoas que residem foram da sede do Município.
A Secretaria também, em se tratando de meio ambiente, preparou-se, capacitou seus funcionários e adequou-se às normas sendo atualmente capaz de emitir licenças ambientais quando estas são necessárias para empresas operarem. Várias empresas receberam suas licenças emitidas diretamente em Além Paraíba (foto); o que antes era um processo longo e demorado passou a ocorrer com agilidade. A emissão de licenças era realizada em Belo Horizonte e hoje felizmente a maior parte delas pode e é concedida diretamente em Além Paraíba pela Secretaria.

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente também foi presença marcante e parceira dos produtores, em especial os pequenos. No que tange a agricultura, a Secretaria cedeu máquinas necessárias para o preparo da terra, prestou orientações técnicas para o plantio e em diversas parcerias possibilitou sementes de qualidade para várias culturas. Na pecuária, a Secretaria esteve presente como protagonista de programas de melhoria e aumento da produção do leite e importantes ações em favor de aprimoramento do rebanho. Programas de inseminação artificial e consequente aprimoramento do rebanho foram realizados pela Secretaria ao longo do ano de 2022. O Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Edson Júnior Gomes afirmou que foi um ano muito produtivo e agradeceu o apoio do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior frisando inclusive que a sede de da Secretaria atualmente funciona no prédio do antigo escritório da Cooperativa, em um espaço amplo e com capacidade para que seus servidores desempenhem melhor todo o importante trabalho que a pasta realiza.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Além Paraíba