RETROSPECTIVA 2022 – CULTURA, ESPORTE, LAZER E TURISMO: O ANO DE GRANDES ACONTECIMENTOS. O RETORNO DE GRANDES EVENTOS

O ano de 2022 foi diferente. Foi o ano em que as Administrações Municipais tiveram de, com responsabilidade sanitária, retomar os eventos em suas cidades. Em Além Paraíba não foi diferente. Enquanto a pandemia de COVID-19 não arrefecia o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e sua equipe cuidaram de realizar eventos remotos, ajustar questões burocráticas e técnicas da Secretaria. Com a redução significativa dos casos de COVID no ano de 2022, grande parte em fruto da acelerada vacinação realizada no Município, o Secretário Pablo ouviu do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior que era chegada a hora de retomar com urgência as atividades e assim aconteceu. Ao longo do ano a Secretaria realizou novos eventos e eventos tradicionais no calendário Além Paraibano.

Desde que havia sido inaugurado em 5 de outubro de 2020, o Espaço Comunitário Dr. Miguel Belmiro de Souza ainda não havia abrigada o tradicional Campeonato de Futebol Vassourão. Este ano, o maior campeonato de várzea da região voltou a acontecer. Foram 3 meses de disputa com mais de 20 times e, em todos os finais de semana o público foi cada vez maior. A grande final fez do Espaço uma grande festa do esporte, da torcida e do lazer. Tanto os atletas quanto o público prestigiaram o acontecimento que não ocorria há 2 anos. Tudo organizado com zelo e expertise e felizmente o campeonato foi um grande sucesso.

O Festival de Poesias, realizado na Casa da Cultura reuniu autores de grande qualidade e foi mais um resgate deste evento que é tradicional na cidade com poesias de qualidade e público qualificado prestigiou.

Não foi possível realizar em 2022 o Carnaval que está prometido para 2023 mas em compensação a FEXPO foi um estrondoso sucesso, com enorme público, excelentes shows, ótima estrutura, parque de diversões, barracas e de novo um momento de rever amigos e se confraternizar. Em razão do retorno da FEXPO, em 2022 não teve cobrança de ingresso por determinação do Prefeito que acompanhado de sua esposa Ciele (foto) esteve presente no evento todos os dias. Felizmente apesar da enorme multidão não ocorreu qualquer alteração no número de casos de infectados pela COVID.

Em 2022 a Secretaria também apoiou diversos eventos realizados por terceiros, como por exemplo o torneio de Xadrez. Mais uma vez Além Paraíba foi sede de uma importante etapa do prestigiado Jogos Estudantis de Minas Gerais quanto mais de 2.000 alunos atletas foram recebidos e hospedados na cidade. Um momento inesquevícel. Foi inesquecível também a realização do JEAP – Jogos Estudantis de Além Paraíba onde alunos de todas as Escolas do município participaram em várias modalidades esportivas.

Se no passado tivemos o “Minas ao Luar”, realizado na gestão do então Prefeito Dr. Miguel Belmiro, este ano, atendendo os apelos da população tivemos o Além ao Luar. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, o evento aconteceu na Praça Coronel Breves com músicas estilo seresta para o público de mais idade que tanto valoriza este tipo de evento.

As oficinas da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turimo, música, teclado, zumba, dança e muitas outras contaram com uma enorme adesão das pessoas e todas elas tem um elevando número de alunos.
A criação da FAMA – Fanfarra Municipal de Além Paraíba foi também uma exitosa iniciativa da Secretaria. Trata-se de mais uma oficina na verdade onde os participantes aprendem e integram a fanfarra do Município que inclusive já recebeu prêmios em duas apresentações que fez em Municípios diferentes além de ser presença já indispensável em eventos de Além Paraíba.

São muitas ações que foram realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo como determinado pelo Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior. Para encerrar o ano chave de ouro aconteceu mais uma vez o projeto “Sonhos de Natal”. Aberto em 11 de dezembro, o Sonhos de Natal foi ainda maior que o de 2021. O Espaço Comunitário Dr. Miguel Belmiro de Souza – Vassourão, está ricamente decorado com motivos natalinos, iluminação especial, cenários e muita beleza. Não faltou a chegada do Papai Noel, desfile com personagens Natalinos e da Disney, fogos de artifício (sem ruídos ou explosões conforme determina a Lei), shows, cantata de Natal nas janelas da casa da cultura, desfiles, etc. O Sonhos de Natal terminará em 8 de janeiro com um grande encontro de Folias de Reis, tradição cultural de nossa região. O Secretário Pablo agradeceu a confiança do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior em seu trabalho e afirmou que em 2023 muitos outros grandes eventos em todas as áreas de sua Secretaria serão realizados.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Além Paraíba