RETROSPECTIVA 2022 – EDUCAÇÃO: O ANO DA RETOMADA E DOS INVESTIMENTOS

A Secretaria Municipal de Educação de Além Paraíba teve um ano de muitos desafios. Em 2022 com o abrandamento da Pandemia foi a hora da retomada das aulas presenciais e de receber de volta os alunos de forma efetiva. Manter os alunos afastados da Escola sempre foi uma das maiores preocupações do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, durante a pandemia. Logo em janeiro do ano passado, o Prefeito coordenou diversas reuniões com a Secretária de Educação, Professora Tatiana Reis Gonçalves e outros Secretários e e técnicos em especial da área da saúde para preparar uma volta segura dos mais de 3.300 alunos atendidos nas Escolas e Creches do Município.

A volta dos alunos felizmente foi segura, seguiu os protocolos de segurança conforme recomendação da Secretaria de Estado da Educação. Professores e servidores também receberam atenção especial para que tivessem segurança e tranqüilidade para o trabalho. Felizmente os protocolos deram certo e, somados aos altos índices de vacinação contra COVID-19, a volta integral de nossos alunos aconteceu de forma satisfatória, em surtos de maior preocupação ou casos graves da doença.

O ano de 2022 foi também mais um ano de grandes investimentos na Educação. Equipamentos foram adquiridos para o melhor  aprendizado dos alunos, para aparelhamento das Escolas e para o lazer dos alunos nos espaços escolares. Todas as Escolas receberam os equipamentos, móveis, eletrodomésticos, etc, que necessitaram .

O ano que termina também será marcado pelos investimentos. A Secretaria de Educação está dando andamento na construção de duas creches: Uma no Goiabal, que será maior da cidade e que estava parada desde governos anteriores. Como é sabido o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, suspendeu o envio de recursos para a obra. Para que não se tornasse mais uma obra federal parada e fadada a ser tornar apenas “um esqueleto”, o Prefeito Municipal fez gestões e conseguiu autorização do Ministério da Educação para, com recursos próprios concluir o grande e moderno espaço. A Creche entra em operação em 2023.

Cumprindo também um compromisso com os moradores da Esplanada, a Prefeitura iniciou a construção da Creche na Esplanada. Moderna, a Creche está sendo erguida no modelo pré moldada e o novo espaço deverá também ser concluído brevemente para atender os alunos no ano que vem. Em Marinópolis também a Creche está sendo readequada e praticamente refeita para que os alunos da localidade possam ter todo o conforto em suas instalações.

Em Angustura, a Prefeitura tem um amplo espaço e iniciará as obras de uma grande escola para alunos que passaram a ser de responsabilidade do Município.

O ano letivo terminou com o inesquecível destino Edu Natalino com um emocionante desfile dos alunos da rede municipal de ensino onde cada escola trouxe um tema ligado ao Natal. A Secretária Municipal de Educação, Professora Tatiana Reis Gonçalves não deixa de agradecer ao apoio que recebeu do Prefeito Municipal Miguel Belmiro de Souza Júnior para seguir trabalhando e seguindo a diretriz do Chefe do Poder Executivo de que os alunos das Escolas do Município tenha disponíveis tudo aquilo que está disponível nas escolas particulares.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Além Paraíba