RETROSPECTIVA 2022: Olhar e gestão humanizada marcaram o ano na Secretaria Municipal de Assistência Social

Tendo à frente a Primeira Dama Glaciele Silva Souza, ou simplesmente “Ciele”, a Secretaria Municipal de Assistência Social termina o ano com motivos para comemorar. O olhar e a gestão humanizadas implementadas pela Secretária com o apoio de sua equipe foi um fator agregador na Secretaria. A Secretária sempre que se pronuncia não deixa de agradecer o empenho e comprometimento dos servidores da Assistência e o apoio do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, seu esposo (foto).

Dentro das muitas ações da Secretaria Municipal de Assistência Social muitas são motivo de destaque como a nova e ampla sede da Casa de Acolhimento que recebe crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade. Hoje, num espaço amplo, as crianças e adolescentes da casa tem conforto, atenção de equipe multidisciplinar e acima de tudo tratamento individualizado de modo a que se sintam de fato acolhidos. A Secretária não esconde que este é uma das iniciativas da Assistência que ela tem enorme carinho.

Para os munícipes carentes, a Secretaria esteve presente no fornecimento de cestas básicas que foram cedidas de acordo com critérios técnicos atendendo a reais necessidades sem qualquer interferência ou ingerência estranha. Receberam as cestas básicas e foram muitas a cada mês, aqueles que de fato tinham a necessidade. O albergue noturno passou por reformas e passou a atender efetivamente aqueles migrantes que muitas vezes estariam ao relento das ruas. Durante o inverno a Secretaria realizou buscas ativas oferecendo aos que estavam em situação de rua o abrigo do albergue com cama, alimentação e banho. Para aqueles que dentro do exercício do direito de ir e vir preferiram ficar nas ruas a Secretária Ciele determinou que dentro do possível fossem distribuídos cobertores e alimentos.

Foram realizadas Conferências Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Secretaria foi parceira dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e Tutelar. Realizou-se casamento coletivo, entre outras ações.

Os equipamentos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social realizaram inúmeros programas, atuaram junto a comunidade em vários bairros da cidade, proporcionaram a participação das pessoas em várias oficinas além do importante programa de fortalecimento de vínculos familiares entre seus usuários. O CRAS Itinerante também foi uma grande realização da Secretaria levando os serviços prestados pelo Centro de Referência de Assistência Social a bairros que mais afastados para que a população pudesse ter acesso a todos os serviços e orientações por ele oferecidos.

Tudo feito com um olhar especial da Secretária Glaciele que é conhecida pelo comprometimento e envolvimento que tem com as pessoas que necessitam do suporte e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O perfil humanista da Secretária, sua opção pelo diálogo e sua afinidade com os Servidores da Secretaria foram fundamentais para que 2022 fosse um ano de muitas realizações assistenciais em Além Paraíba.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Além Paraíba