RETROSPECTIVA 2022: Saúde humanizada, respostas rápidas, comprometimento da equipe e investimentos para a melhoria dos serviços

O ano de 2022 termina e o balanço das ações da Secretaria Municipal de Saúde são os melhores. Um número chama atenção: Pela Legislação o Município é obrigado a gastar 15 por cento de suas receitas em saúde mas no ano que termina, a Prefeitura Municipal de Além Paraíba gastou quase o dobro, 29 por cento. O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior sempre afirma que não se deve medir esforços para a saúde e nem glosar os recursos financeiros que possibilitem dar a população o melhor atendimento.

O Secretário Municipal de Saúde Cláudio Klein avalia como positivas as ações da Secretaria de Saúde em 2022. Impossível não registrar por exemplo o comprometimento da equipe de vacinação no trabalho impecável de imunização da população contra a COVID-19. Além Paraíba mais uma vez é uma das cidades brasileiras que proporcionalmente mais rápido vacinou as pessoas contra o novo Coronavírus em menor espaço de tempo. O Município foi um dos pioneiros da liberar por exemplo doses de reforço da vacina para adultos a partir de 18 anos.

Durante todo o ano foram realizadas ações de conscientização da população sobre importantes temas ligados a saúde como o setembro amarelo (prevenção ao suicídio), outubro rosa (prevenção ao câncer de mama), novembro azul (prevenção ao câncer de próstata) e incentivo a amamentação infantil. Estes projetos especiais atingiram toda a população da cidade.

O número de exames especiais como ressonâncias magnéticas, prova de esforço, eco-cardiograma, endoscopia, colonoscopia e outros, foram realizados em grande quantidade com recursos da Secretaria já que o número desses procedimentos liberados pelo Estado (SUS) é muito pequeno. Cirurgias de catarata e outras intervenções eletivas também foram feitas em grande número na cidade.

O Secretário Cláudio ainda afirmou que exames de sangue e outros de rotina foram feitos em grande quantidade e que o número de pessoas atendidas é enorme. Klein afirma que existe muito a se fazer, que não existe a perfeição mas existe uma procura incansável para alcançar a cada dia melhorias e conquistas para as pessoas, razão de ser da Secretaria.

O Secretário ainda afirmou que como determina o Prefeito Miguel Júnior a saúde de Além Paraíba está em constante aprimoramento e colocando em prática a humanização. Miguelzinho entende que cada paciente que vai até a Secretaria precisa ser tratado com zelo,  sentir-se acolhido e ter suas demandas atendidas no menor espaço de tempo possível.

A Secretaria também tem investido em equipamento e infra estrutura. Com emenda parlamentar foi adquirido uma torre de vídeo laparoscopia, importante equipamento usado para a realização de cirurgias sem a necessidade de abertura da abdome; o equipamento custou mais de 300 mil Reais. Equipamentos e aparelhos novos foram adquiridos para o serviço de fisioterapia do Município e já estão disponíveis. O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS está em nova, ampla e confortável sede para melhor atender seus visitada semana passada pelo Prefeito (Foto). Pacientes, veículos novos tem sido usados para o transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio. Muitas conquistas enfim.

Em 2023 uma das grandes conquistas da Secretaria será a cobertura cem por cento do território do Município com as Estratégias de Saúde da Família. Conhecido simplesmente como saúde da família o programa atende a população em atenção primária através de médicos, enfermeiros e agentes que fazem regulares visitas domiciliares para o acompanhamento da saúde das pessoas e os encaminhamentos corretos quando são necessários.

O Município detalhará em janeiro através de um informativo tudo que foi realizado em 2022 pela Secretaria Municipal de Saúde mas, por este resumo pode se observar que muito tem sido feito e que a busca pela ampliação nos procedimentos e atendimentos é uma busca incansável do Prefeito, do Secretário e de toda a comprometida equipe.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Além Paraíba