Funcionárias da Assistência Social explicam questão dos moradores em situação de rua.

As funcionárias da Assistência Social Uiara e Adriana, estiveram na manhã de hoje concedendo entrevista na Rádio CPN-FM falando sobre a questão moradores em situação de rua de Além Paraíba. A Secretária Municipal de Assistência Social, Glaciele Silva Souza, atendendo o convite da Emissora, solicitou que ambas as funcionárias dessem as explicações pertinentes.

A Assistente Social Uiara esclareceu que as pessoas que vivem nas ruas tem o direito de optar por tal situação e que desde que não cometam crime nem mesmo a polícia pode obrigá-los por exemplo a irem para o Albergue Municipal. É o direito de ir e vir previsto na Constituição. Uiara no entanto ressaltou que a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS fazem busca ativa várias vezes por semana oferecendo aos moradores em situação de rua, abrigo no albergue, concessão de passagem rodoviária, atualização de documentos, dentre outros.

A Educadora Social Adriana disse que muitas vezes as pessoas abordadas e que estão em situação de rua não aceitam num primeiro momento mas as equipes da Assistência Social insistem várias vezes, vários dias para que elas possam se abrigar no albergue e sair ainda que provisoriamente da situação em que se encontram.

Durante a entrevista, tanto Uiara quanto Adriana ressaltaram a Secretaria de Assistência Social, através de seus equipamentos (CRAS e CREAS) estão sempre agindo em favor das pessoas que estejam em situação de rua, oferecendo a elas várias opções para minimizar a situação em que se encontram e que muitas vezes acontecem por motivos vários.

Assessoria de Comunicação / Cerimonial – Prefeitura de Além Paraíba – 15/02/2023