NOTA OFICIAL Nº 001/2023 – PREFEITO MUNICIPAL MIGUEL BELMIRO DE SOUZA JÚNIOR SOBRE O FIM DA EMERGÊNCIA MUNDIAL DE SAÚDE PELA COVID-19

O Prefeito Municipal de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior considerando a deliberação da Organização Mundial de Saúde que no dia 5 de maio de 2023, DECLAROU o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em razão do arrefecimento da Pandemia de COVID-19, vem a público declarar que:

1. A deliberação da OMS – Organização Mundial de Saúde de declarar o fim da emergência sanitária global por conta da COVID-19 é sem dúvidas uma esperança em dias melhores, no controle da propagação desenfreada do novo Coronavírus, causador da COVID-19, que ceifou milhares de vida em todo o mundo, cerca de 700 mil no Brasil e 173 em Além Paraíba;
  2. Não nos esqueceremos de cada um dos Além-paraibanos que sucumbiram a esta terrível doença. A eles e as seus familiares nossas homenagens, nossa saudade e nosso pesar.
  3. A declaração da OMS NÃO É UM DECLARAÇÃO DE FIM DE PANDEMIA. O Vírus continua infectando e em certos casos evoluindo para casos graves, por isto a vacinação segue sendo a melhor arma para combater a COVID-19.
  4. Aos profissionais de saúde de Além Paraíba, a todos que direta ou indiretamente colocaram-se em risco em favor daqueles que contraíram a doença ao longo de 3 anos, nosso respeito, admiração e agradecimento.
  5. Aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, às equipes de vacinação sobretudo, nosso melhor obrigado pelo empenho para efetivar a vacinação em nossa cidade de forma rápida e eficaz.
  6. Reitero com a concordância do Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Klein, que a vacinação continua acontecendo em todas as unidades de saúde, que somente o completo esquema de vacinação com as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde, inclusive a de reforço, pode manter os números de COVID-19 em consistente redução.
  7. Felizmente pela 4ª semana epidemiológica não temos constatado novos casos na cidade, mas as recomendações são as mesmas; Em caso de sintomas o cidadão deve procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para orientações, testagem se for o caso e outros procedimentos como manter-se em isolamento se assim lhe for recomendado.
  8. Existem vacinas nas Unidade de Saúde, roga-se a todos, inclusive Pais ou responsáveis pelas crianças que mantenham em dia as doses necessárias do imunizante.

Além Paraíba, 07 de maio de 2023.

Miguel Belmiro de Souza Júnior

PREFEITO MUNICIPAL DE ALÉM PARAÍBA