NOTA DE ESCLARECIMENTO – SUSPENSÃO DO ALVARÁ DA OBRA DE CAPTAÇÃO DO ESGOTO EM EXECUÇÃO PELA COPASA

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba, informa que na tarde de 27 de novembro de 2023, o Secretário Municipal de Serviços e Obras Públicas, com anuência do Prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior houve por bem SUSPENDER O ALVARÁ de autorização de execução da obra de construção da rede de captação de esgotos realizada em Além Paraíba pela COPASA através de empresa contratada para tal.

A suspensão se deu em razão do modo como a obra vem sendo executada. Segundo o Secretário a empresa responsável pela execução do serviço vem abrindo várias frentes de trabalho no município ao mesmo tempo trazendo enormes transtornos para a população. Sem concluir uma etapa de obra em determinado bairro, a empresa dá início a outra o que está causando grandes problemas de trafegabilidade para a população ademais o material usado para a recomposição do asfalto nos locais em que o mesmo é retirado para as escavações é de péssima qualidade ficando a recuperação do pavimento aquém no ideal, com o asfalto rapidamente apresentando rachaduras, ondulações, esfarelamento sendo inclusive possível retirar trechos com as próprias mãos uma vez que por não ser de qualidade adequada, por ser aplicado em solo aterrado de forma irregular, entre outros erros, não tem a aderência necessária.

Após várias conversas, reuniões, aplicação de multas, solicitações que ao final forma infrutíferas não restou outra solução não fosse a suspensão das obras por tempo indeterminado até que a COPASA esteja aberta a um diálogo produtivo e passe a executar a obra com expertise técnica e com critérios para que bairros inteiros não sejam afetados. É preciso que somente depois de concluída a etapa em um bairro a empresa que executa a obra inicie as intervenções em outro.

O Prefeito e o Secretário de Obras visitaram vários trechos das obras ontem e que constataram deixaram-nos ainda mais cientes da necessidade da suspensão da obra para ajustes. A população que inclusive já pagou pela obra em andamento com o pagamento por anos da “taxa de esgoto” deverá ser tratada com respeito e executar uma obra da melhor forma possível e com as melhores técnicas faz parte do necessário respeito que se espera.

Na tarde de 27 de novembro a COPASA foi cientificada da suspensão do Alvará e deverá paralisar a obra de imediato até que se chegue a bom termo pelas razões acima elencadas.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALÉM PARAÍBA

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – 28/11/2023