Novembro Azul: Secretaria Municipal de Saúde está focada na conscientização da prevenção e combate ao câncer de próstata

A Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba já deu início as ações de conscientização da necessidade de prevenção e combate ao câncer de próstata. “O Novembro Azul é um mês especial dedicado a alertar a população masculina dos perigos desta doença tão silenciosa e que se não detectada pode evoluir gravemente. O papel da Secretaria é conscientizar os homens a realizarem os exames necessários para ao primeiro sinal de problemas serem devidamente tratados”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Klein.

o câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase. É importante que a partir de 40 anos o homem procure os serviços de saúde para receber orientações e se submeter a exames capazes de detectar a doença ainda no início quando os índices de cura são elevados.

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAÍBA – 04/11/2023