Chuvas: Entulho e lixo doméstico na galeria de águas pluviais podem ter sido responsáveis pelo alagamento na Jaqueira

A chuva do dia 29 de janeiro causou alagamento em algumas ruas de Além Paraíba. A Prefeitura e a Defesa Civil iniciaram na manhã de 30 de janeiro a limpeza dos bairros e a verificação de bueiros e galerias de captação de águas pluviais.

Na Jaqueira onde normalmente não acontecem alagamentos, a equipe da Secretaria Municipal de Obras foi verificar a galeria de recebe a água de chuvas e encontrou grande quantidade de entulho e lixo doméstico descartado de forma inadequada. O Secretário Municipal de Serviços e Obras Públicas, Plinio Moreira Filho afirmou que os entulhos provavelmente foram os os causadores do alagamento. A grande quantidade de chuva que caiu na cidade não encontrou vasão na Jaqueira em razão da galeria de captação subterrânea estar obstruída. Pneus, pedaços de madeira, plásticos e outros materiais foram encontrados e estão sendo retirados para que a galeria possa escoar com eficiência as águas pluviais. É necessário que a população ajude a Prefeitura não descartando lixo e outros rejeitos em locais inadequados. Aqueles que realizam tais descartes e a maioria da população que não pratica tal expediente irregular e irresponsável acabam sendo penalizados quando uma chuva forte acontece e sem ter para onde escoar a água acaba alagando grande parte das vias públicas e em muitos casos até residências. As equipes da Prefeitura seguem na limpeza por dentro da galeria mas se não conseguir realizar a desobstrução total poderá ser necessário “abrir” a rua o que também causa enorme transtorno.

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAÍBA – 30/01/2024