Sirenes instaladas no Município serão usadas apenas em caso de incidentes na Usina e Represa de Simplicio

Várias torres com potentes sirenes estão sendo instaladas em Além Paraíba por FURNAS Centrais Elétricas. O projeto é resultado de insistentes ações da Prefeitura de Além Paraíba, com base em Lei Federal que determina a implantação de sistemas de alerta.

As sirenes fazem parte do plano de contingência para o caso de incidente grave na represa/usina de Simplicio. A instalação das sirenes é a primeira parte do plano do ação de segurança implementado por FURNAS acompanhado pela Defesa Civil Municipal. Após a instalação uma etapa de orientação e treinamento da população deverá acontecer. As torres estão sendo instaladas em locais estratégicos e tecnicamente corretos para que surtam os efeitos desejados em caso de necessidade.

Não existe qualquer fissura, rachadura ou situação de perigo na represa de FURNAS Centrais Elétricas. Algumas pessoas que lamentavelmente insistem em propagar desinformação chegaram a noticiar que haveria dano estrutural na represa de FURNAS que poderia ser romper, razão da instalação das sirenes. Esta afirmação é mentirosa e improcedente. Recomendamos sempre que as pessoas se informem através de sites confiáveis ou nos canais oficiais da Prefeitura de Além Paraíba.

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAÍBA – 17/01/2024