Prefeitura abre sala de hidratação para evitar complicações das doenças transmitidas pelo Aedes.

Conforme a Nota Técnica n° 1/SES/SUBVS/2024,processo n° 1320.01.0017077/2024-48.
A Sala de Hidratação, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Além Paraíba através da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Hospital São Salvador, é um importante instrumento para otimizar o atendimento aos pacientes em situações de intercorrências clínicas , especialmente aqueles com suspeita ou diagnóstico de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Contingência de Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti e evita que os pacientes tenham complicações já que não há tratamento específico. A colocação desta sala dentro das instalações hospitalares foi pensada para otimizar o tempo de atendimento aos pacientes classificados com sinais de alerta.
Com um horário de funcionamento estendido, das 10:00 às 22:00 horas, de segunda a segunda-feira, a sala está pronta para receber pacientes encaminhados das Estratégias de Saúde da Família e aqueles que procuram o pronto-socorro do hospital nos finais de semana.
O serviço oferecido na sala inclui exames de sangue e a disponibilização de medicamentos essenciais, como dipirona, paracetamol e sais orais para hidratação, durante os finais de semana, visando agilizar os atendimentos no pronto-socorro. Em complemento, a Secretaria Municipal de Saúde atribuiu um médico adicional ao quadro do hospital, reforçando a capacidade de assistência médica. Além disso, para garantir o conforto e a capacidade de atendimento adequada, a Prefeitura adquiriu inicialmente 30 cadeiras reclináveis de hidratação, das quais 15 estão disponíveis nos leitos da sala. Outras 15 cadeiras estão disponíveis para ampliação conforme a demanda, garantindo assim que os pacientes recebam cuidados de forma eficiente e confortável.
A Sala de Hidratação no Hospital São Salvador é um passo importante na melhoria dos serviços de saúde oferecidos à nossa comunidade. Estamos comprometidos em proporcionar um tratamento eficaz e rápido para todos os nossos munícipes, demonstrando assim nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de todos.

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAÍBA – 21/02/2024