Capacitação: Treinamento da Equipe de Zoonoses em Prevenção e Manejo de Escorpiões.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Regional de Saúde de Leopoldina, promoveu um treinamento essencial para a equipe de Zoonoses, visando o cuidado e prevenção de acidentes relacionados a escorpiões. A capacitação foi coordenada por profissionais especializados, incluindo Sebastião Carlos de Freitas da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Carlos Alberto Arantes Filho da Gerência Regional de Saúde de Unai, e Lutianni Dias Brazolino, referência no Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.
A qualificação foi uma resposta ao aumento frequente de ocorrências de escorpiões na Creche Cmei Professora Mara Elisabeth Caçador de Cerqueira e na Escola Prof. Anna Mattos de Oliveira, ambos localizados no bairro Goiabal.
O bairro do Goiabal é considerado uma área endêmica para escorpiões, mas isso não significa que não possam existir outras áreas endêmicas em diferentes partes da cidade, especialmente para a espécie Tityus serrulatus, conhecida como escorpião amarelo. Assim, o treinamento teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o controle desses animais.
Durante o treinamento, Lutianni Dias Brazolino e o Médico Veterinário Leonardo Garbois abordaram diversos aspectos, como a biologia, morfologia, anatomia, reprodução e formas de controle dos escorpiões. Destacaram-se as abordagens biológicas, utilizando inimigos naturais como calangos e corujas, e o manejo adequado, que envolve a captura realizada por profissionais capacitados.
É fundamental ressaltar que o controle químico não é recomendado pelo Ministério da Saúde devido aos hábitos dos escorpiões, que frequentam abrigos naturais ou artificiais por longos períodos. Essa característica torna o tratamento químico ineficaz, pois o inseticida muitas vezes não alcança o escorpião. Além disso, a aplicação de veneno pode desalojar os escorpiões para outros locais, aumentando o risco de acidentes.
Leonardo Garbois enfatiza que o maior desafio no controle dos escorpiões é conscientizar a população sobre a importância de eliminar as condições favoráveis para sua presença, como alimento, acesso e abrigo. Os profissionais capacitados durante o treinamento estão preparados para orientar os moradores e agir de forma ágil e segura em situações envolvendo escorpiões.

Os profissionais também conduziram um treinamento para os funcionários da Creche e da Escola sobre procedimentos de prevenção de escorpiões.
Este treinamento foi essencial para fortalecer o conhecimento e a atuação da equipe de Zoonoses, garantindo uma abordagem eficaz na prevenção e manejo de escorpiões em Além Paraíba. Agradecemos aos parceiros e a todos os envolvidos por contribuírem para a segurança e saúde da nossa comunidade.

O período de capacitação foi de 16 a 18 de abril de 2024 e incluiu uma extensa programação:

08:00 às 08:15: Abertura conduzida pelos Coordenadores e Equipe
08:15 às 11:30: Biologia do Escorpião, Reprodução, História Natural, Espécies de Importância no Brasil e Outras Espécies de Menor Relevância (Exposição com Data Show, Referência Técnica: Sebastião C. Freitas)
13:30 às 17:00: Controle de Escorpiões, Motivos para o Controle e Responsabilidades, Organização do Controle de Escorpiões (Exposição com Data Show, Referência Técnica: Sebastião C. Freitas)
17/04/2024
08:00 às 11:30: Busca Ativa, Controle da Ocorrência de Escorpiões, Monitoramento e Avaliação das Ações de Controle (Explanação Verbal e Utilização de Formulários, Referência Técnica: Sebastião C. Freitas)
13:30 às 17:00: Controle Mecânico e Químico, Utilização de Formulários, Orientações aos Funcionários da Creche e Escola sobre Procedimentos (Exposição com Data Show e Preenchimento de Formulários, Referência Técnica: Sebastião C. Freitas/Equipe)
18/04/2024
08:00 às 11:30 e 13:30 às 16:30: Prática de Campo – Coleta de Escorpiões em Habitações, Terrenos Baldios e Escolas (Referência Técnica: Sebastião Freitas/Equipe)
16:30 às 17:00: Considerações Finais e Encerramento do Treinamento
18:00 às 22:00: Atividade de Catação Noturna