Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ realizada dia 27 contou com grande público

No dia 27 de junho de 2024, ocorreu com grande sucesso a Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ em Além Paraíba, MG, organizada pelo Comitê de Equidade e a Secretaria Municipal de Saúde. O evento foi um marco para a promoção da igualdade e discussão sobre políticas públicas voltadas para a comunidade LGBTQIAPN+.

A programação iniciou com o credenciamento do público às 18:30h, seguido pela abertura oficial às 19:00h, que contou com a composição da mesa diretiva, execução do hino nacional e a leitura do regulamento e regimento interno da conferência.

Destacaram-se os painéis que enriqueceram o debate ao longo da noite. No primeiro painel, a Dra. Brune Coelho Brandão, renomada professora de Psicologia na Faculdade Sudamérica e supervisora técnica do Centro de Referência LGBTQIAPN+ da UFJF, trouxe reflexões fundamentais sobre gênero e sexualidade, fundamentando a discussão para a construção de políticas públicas inclusivas.

Logo em seguida, o Dr. Wanderlei Marques Faini, advogado e gerente do Departamento de Estratégia e Inovação da Funalfa, abordou a importância das políticas públicas culturais para a comunidade LGBTQIAPN+, destacando seu papel como vice-presidente do Conselho de Direitos e Cidadania da comunidade em Juiz de Fora.

A programação continuou com a exibição de um vídeo inspirador seguido pela dinâmica dos grupos de trabalho. Divididos em eixos temáticos, os participantes colaboraram ativamente na construção da política municipal das pessoas LGBTQIAPN+, apresentando propostas que serão fundamentais para o desenvolvimento de iniciativas futuras.

O evento culminou com um momento de escuta popular e fala livre, proporcionando a todos os presentes a oportunidade de expressar suas opiniões e contribuições para o tema central: “População LGBTQIAPN+: Saúde e Cidadania”. O encerramento, às 22:00h, foi marcado por um sentimento de realização e comprometimento com a causa da diversidade e inclusão.

As fotos capturadas durante o evento refletem não apenas os momentos de discussão e colaboração, mas também a diversidade e a união em prol de um futuro mais justo e igualitário para todos. Agradecemos a todos os participantes, palestrantes e colaboradores que tornaram possível este encontro tão significativo para nossa comunidade.

O Comitê de Equidade desempenha um papel crucial na promoção da igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos, com foco especial nas questões LGBTQIAPN+. Este comitê coordena iniciativas e políticas para combater a discriminação e promover a inclusão social e a diversidade. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos, ele garante que todos, independentemente de orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero, tenham seus direitos respeitados e protegidos.

Juntos, estamos construindo um caminho sólido em direção à equidade e ao respeito pelos direitos das pessoas LGBTQIAPN+ em Além Paraíba.

COMUNICAÇÃO/PMAP – 28/06/2024