Confira as fotos: Medalha da Inconfidência ao Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta. Prefeito Miguel e Vereadora Renata Guerini estiveram presentes

O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, foi agraciado com a Medalha da Inconfidência. A Medalha, mais importante condecoração do Estado de Minas Gerais, foi conferida ao estimado Cardeal em 21 de abril de 2023 pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Na ocasião, por incompatibilidade de agenda, o Eminentíssimo Cardeal não pôde comparecer a Ouro Preto para receber a honraria que a ele foi conferida no mais alto grau (Medalha de Ouro).

O Prefeito fez gestões junto ao Cerimonial do Governo do Estado de Minas Gerais trouxe consigo a Medalha para a entregá-la pessoalmente e de forma solene ao Arcebispo do Rio de Janeiro, que inclusive já esteve em Além Paraíba, onde é Hóspede Oficial do Município. O Cardeal nutre pelo Município enorme apreço e da mesma forma e reciprocamente tem grande estima pelo Prefeito de Além Paraíba.

Na tarde de 14 de junho, na Sala de Estado (Sala do Trono) do Palácio São Joaquim, residência oficial do Arcebispo no Rio de Janeiro, acompanhado da Vereadora Renata Guerini que representou o Poder Legislativo de Além Paraíba, o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior participaram da entrega da Medalha da Inconfidência ao Cardeal Tempesta.

A cerimônia foi prestigiada. Estiveram presentes importantes autoridades da Igreja Católica como Monsenhores, Bispos e membros do Cabido, além de autoridades do Poder Governo do Estado do Rio de Janeiro, Poder Judiciário, Comando Militar, Cúpula da Polícia Civil, Ordens Religiosas, Imprensa e outras importantes personalidades. O acontecimento foi transmitido por redes de TV Católicas sobretudo a TV Redentor da Catedral Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O Jornalista Dauro Machado, Assessor de Imprensa do Prefeito e muito próximo do Cardeal Tempesta também compareceu e fez um interessante discurso ressaltando as qualidades Pastorais de Sua Eminência Dom Orani. O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior concluiu a fase de discursos, elogiando Sacerdotes que tem a postura acolhedora e o comprometimento com o social como Dom Orani. Em sua fala o Prefeito afirmou: “Desde que o conheci passei a admirá-lo pelo modo acolhedor e simples que trata as pessoas mais humildes. É muito bonito ver Sacerdotes que descem dos altares para ir aos que mais necessitam de apoio e ajudam”.

O Cardeal foi o último a falar, agradecendo a homenagem, ressaltando a importância da Medalha e sobretudo a distinção a ele conferida pelo Governador Romeu Zema e pelo Conselho Permanente de Escolha da Honraria. “Recebo com muita humildade mas com grande alegria esta Medalha”, afirmou Dom Orani reafirmando a opção que fez por uma “Igreja em Saída” e próximas da pessoas como segundo ele tão bem pede Sua Santidade, o Papa Francisco.

O Prefeito agradeceu a presença da Vereadora Renata Guerini que em nome do Poder Legislativo de Além Paraíba participou com ele deste momento grandioso.