Secretaria de Saúde comemora a enorme redução do casos de Dengue, agradece aos agentes e a população

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba, através da Secretaria de Saúde, tem se dedicado intensamente ao combate à dengue e outras arboviroses em nosso município. Desde o surgimento dos primeiros casos de dengue em outubro de 2023, a equipe de endemias e a Secretaria de Saúde têm implementado uma série de medidas para controlar e prevenir a propagação dessas doenças.

Com o rápido aumento dos casos suspeitos de dengue em novembro de 2023, foi solicitado o auxílio do UBV veicular, um veículo especialmente adaptado com bombas de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado. Este veículo percorreu os bairros com maior número de notificações de casos de dengue, inclusive nos sábados e domingos, aplicando aerossóis eficazes no combate aos mosquitos transmissores e reduzindo a transmissão da doença.

A equipe de Endemias intensificou seu trabalho de vistoria, incluindo a instalação de telas em caixas d’água vulneráveis e realizando mutirões pesados de limpeza. A equipe de UBV costal atuou em todos os bairros da cidade onde houve notificações de casos suspeitos de dengue. A Equipe de Mobilização Social desempenhou um papel importante na conscientização da população quanto à prevenção e combate ao mosquito, através de panfletagens, palestras educativas, salas de espera, entrevistas nas rádios e postagens nas redes sociais, ampliando o alcance e impacto das ações realizadas.

No último mês, mesmo com a tendência de queda nos casos, o trabalho continuou intenso, e em maio, foi solicitado novamente o UBV veicular para garantir um trabalho mais eficiente e de qualidade para a população.

Hoje, com grande satisfação, informamos que, após ficar em alta incidência desde o mês de novembro passado, o município entrou no status de média incidência de casos de dengue, o que mostra que o trabalho está no caminho certo.
E, finalizando esse esforço conjunto, a equipe de endemias realizou o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do ano. O LIRAa é uma amostragem de imóveis em todos os bairros do município, onde são verificados a presença de larvas do mosquito e os tipos de depósitos que servem como criadouros. A partir dos dados coletados, são calculados os índices de infestação predial (IIP) e de Breteau (IB), que indicam o percentual de imóveis e de depósitos positivos, respectivamente. O LIRAa também permite identificar os tipos de recipientes que mais contribuem para a proliferação do mosquito, orientando as medidas de eliminação ou tratamento dos mesmos. O município, que em janeiro apresentou médio risco de infestação de Aedes aegypti, agora em maio apresentou queda, colocando o município em baixo risco de infestação.

Gostaríamos de expressar nosso mais profundo agradecimento à equipe de endemias e a todos os profissionais que fizeram parte dessa conquista. Seu trabalho árduo e dedicação foram fundamentais para proteger nossa população contra doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue.

Pedimos que a população continue tomando as devidas precauções no combate ao mosquito. Contamos com a colaboração de todos os moradores para eliminar possíveis criadouros de mosquitos em suas residências.

Juntos, podemos combater a dengue e garantir um ambiente mais saudável para todos. Agradecemos a todos que fizeram parte desse trabalho. Seu esforço é muito apreciado.

COMUNICAÇÃO/PMAP – 07/06/2024