Nova visão: Ao longo de 3 anos, Secretaria de Saúde realizou 465 cirurgias de catarata reduzindo sobremaneira a fila

Com o último mutirão de cirurgias de catarata (facectomia) onde 95 Além-paraibanos foram atendidos e tiveram a visão restaurada através da Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba, a fila de espera para este procedimento ficou muito reduzida. Na verdade ao longo do últimos 3 anos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 465 cirurgias, ofertando inclusive o colírio necessário para uso no olho no pós operatória. A oferta do medicamento não é usual. Normalmente os Municípios apenas proporcionam a cirurgia e o paciente deve comprar o medicamento para o uso após a intervenção. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Klein, o número de operações de catarata foi muito elevado nestes 3 anos mas a fila nunca fica totalmente zerada pois a cada dia as pessoas, sobretudo as mais idosas, passam pelo problema e passam a ter indicação de se submeter a operação. A catarata como é conhecida é uma espécie de película que se forma no cristalino no olho prejudicando de forma contínua e crescente a visão do paciente que ao fim, se não for retirada, causará cegueira. O último mutirão foi realizado no Hospital São Salvador. O Secretário afirmou que até o final do ano está previsto a realização de novas consultas oftalmológicas, primeira passo para quem sofre coma catarata cehgar a cirurgia.