Procedimentos Auxiliares - Portal da Transparência

Procedimentos Auxiliares

Os procedimentos auxiliares são instrumentos legais que apoiam e complementam os processos de contratação pública, contribuindo para a eficiência, transparência e economicidade nas aquisições governamentais. Esta página apresenta informações sobre os principais procedimentos auxiliares adotados pela Prefeitura de Além Paraíba.

Credenciamento

O credenciamento é um procedimento auxiliar de contratação pelo qual a Administração Pública convoca interessados em prestar serviços ou fornecer bens para que, preenchidos os requisitos necessários, credenciem-se como potenciais contratados.

O credenciamento é um sistema por meio do qual a Administração Pública convoca todos os interessados em prestar serviços ou fornecer bens, para que, preenchendo os requisitos necessários, credenciem-se junto ao órgão ou entidade para executar o objeto quando convocados.

Trata-se de hipótese de inexigibilidade de licitação, considerando que todos os interessados podem ser contratados, não havendo concorrência entre eles.

O credenciamento é adotado preferencialmente nos casos em que a Administração Pública pretende formar uma rede de prestadores de serviços, fornecedores ou adquirentes, não sendo possível limitar o número de contratados sem prejuízo à qualidade da prestação do serviço.

É adequado quando um único contratado não seria capaz de realizar todo o objeto, ou quando é mais vantajoso formar uma rede de contratados para aumentar as opções dos usuários finais dos serviços.

Todos os editais de credenciamento ativos estão disponíveis na seção de Licitações do Portal da Transparência.

Consultar processos de credenciamento

Sistema de Registro de Preços

O Sistema de Registro de Preços (SRP) é um conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras.

O Sistema de Registro de Preços (SRP) é um procedimento auxiliar das licitações através do qual a Administração Pública seleciona as propostas mais vantajosas, registrando os preços em ata especial, para contratações futuras de bens e serviços, realizadas de forma frequente ou rotineira.

Nesse sistema, a Administração não está obrigada a contratar, mas os preços registrados ficam disponíveis para eventuais aquisições durante o período de vigência da ata (geralmente 12 meses).

  • Não há obrigatoriedade de contratação imediata
  • Redução do número de licitações
  • Economia de escala nas aquisições
  • Redução de estoques e custos de armazenamento
  • Possibilidade de participação de pequenos órgãos em licitações de grandes vultos
  • Possibilidade de compras compartilhadas entre órgãos
Registro Cadastral

O Registro Cadastral é um sistema de gerenciamento e manutenção dos dados de pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar de licitações e firmar contratos com a Administração Pública.

O Registro Cadastral consiste no cadastramento prévio e periódico de fornecedores, prestadores de serviços e interessados em participar das contratações promovidas pela Administração Pública.

O cadastro substitui a documentação de habilitação exigida em procedimentos licitatórios, desde que a documentação esteja válida e atualizada.

  • Simplificação do processo de habilitação em licitações
  • Redução dos custos operacionais dos processos licitatórios
  • Maior celeridade nas contratações
  • Padronização do cadastro de fornecedores
  • Manutenção de banco de dados atualizado de potenciais fornecedores
  • Possibilidade de acompanhar o histórico de desempenho dos fornecedores

Para realizar o cadastro, o interessado deve preencher o formulário eletrônico disponível neste portal e apresentar a documentação necessária conforme orientações do edital.

Iniciar cadastro