Caso SUSPEITO de Sarampo

3547
Comunicamos que temos um caso SUSPEITO de Sarampo no município.
As ações de intensificação vacinal nos locais por onde o caso suspeito circulou já foram realizadas. O caso, se confirmado, não é autóctone do município, tendo em vista que durante investigação, foi constatado que no provável período de infecção, o caso suspeito esteve em dois municípios com circulação comprovada do vírus.
Também durante investigação foi constatado que o caso, se positivo para sarampo, já não se encontra no período de transmissibilidade. Os contatos do caso suspeito estão e permanecerão sob acompanhamento de nossa equipe, pelo tempo recomendado pelo Ministério da Saúde, devido possibilidade da aparição de casos suspeitos secundários.
Solicitamos a colaboração dos profissionais de saúde do município para que estejam atentos aos casos suspeitos de sarampo e comuniquem ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde ou Coordenação de Vigilância em Saúde; para que as medidas para contenção do vírus sejam tomadasem tempo hábil: notificação imediata; investigação em até 48h; bloqueio em até 72h e varredura em até uma semana após notificação do caso.

Definição de caso suspeito de sarampo: Pessoa com febre e exantema maculopapular, acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal; todo individuo considerado como caso suspeito, com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias, ou contato com alguém que viajou para locais com circulação do vírus do sarampo, no mesmo período.

Ressaltamos que a única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Informações:

SMS 32 34626800 ramal 36 ou 39

Juliano Mariano
Coordenadora de Vigilância em Saúde