Aumento do nível das águas do Rio Paraíba coloca Prefeitura em alerta. Equipes foram para as ruas durante a madrugada de hoje.

Fortes chuvas em afluentes do Rio Paraíba do Sul e na cidade de Três Rios/RJ fizeram o nível do rio aumentar em Além Paraíba.

A Defesa Civil do Município que fica em alerta todo o tempo constatou a elevação do Rio e recebeu durante a madrugada a informação que o mesmo poderia ultrapassar 1.900 m3 de vazão.

A Usina de FURNAS informou que a vazão chegou a 1.952 metros por segundo por volta de 1 hora da madrugada. Com este número a Defesa Civil acionou os orgãos competentes da Prefeitura já que a partir de vazão de 1.900 metros cúbicos por segundo o Rio Paraíba começa a transbordas em alguns pontos da cidade. Novamente o sistema de alerta foi acionado e carros de som circularam pelas regiões ribeirinhas da cidade alertando a população para a possível cheia. Em partes mais baixas da cidade constatou-se pequenos transbordamentos do Paraíba.

No decorrer da madrugada servidores e Secretários ficaram de sobreaviso realizando vistorias em todo o trecho do Rio que passa por Além Paraíba. Felizmente o episódio não causou vítimas ou prejuízos materiais. Na manhã de 11 de janeiro a situação já estava mais tranquila. A vazão do Paraíba na Usina de FURNAS já havia baixado para pouco mais de 1.500 metros cúbicos. O Rio Paraíba começou a baixar lentamente na cidade, se mantendo cheio mas com tendência de não causar cheias. A Defesa Civil segue em alerta. Caso ocorram novos episódios de chuvas e temporais nas cabeceiras ou afluentes do Rio poderá a Defesa Civil será comunicada a disparará novamente os alertas necessários.

(Comunicação Central do Gabinete Prefeitura de Além Paraíba)