Mensagem do Prefeito Municipal pelo Dia da Consciência Negra: A importância dos Afrodescendentes para Além Paraíba

“Quando foi criado pela Câmara Municipal de Além Paraíba, através do projeto do, na época, Vereador Dauro Machado, o Feriado Municipal do Dia da Consciência Negra, existiram críticas a iniciativa. Mais um feriado? Já temos tantos, ouviu-se à época. É fato que temos feriados, que existem justamente para marcar de modo especial datas importantes na vida do País e dos Municípios Brasileiros. Não resta dúvida que a criação do feriado municipal pelo Dia da Consciência Negra é um dos mais importantes para Além Paraíba. É dever de todos nós Além-paraibanos comemorar o Dia da Consciência Negra e sim com um feriado a ele dedicado. Ao longo de sua história, Além Paraíba contou, conta e continuará contando com homens e mulheres Afrodescendentes que tiveram, tem e terão sempre importância no crescimento e nos avanços de nossa cidade. Não vou aqui citar nomes para não ser traído pela memória mas todas as pessoas de descendência Africana que se radicaram aqui, constituíram suas famílias e ainda estão presentes em suas gerações merecem nosso aplauso e nosso agradecimento. O Dia da Consciência Negra é também um reconhecimento do Município e do País do quanto o Brasil é a grande nação que é graças a mistura das raças; O feriado de hoje nos leva a refletir também sobre o racismo, algo nefasto, que infelizmente ainda existe mas que deve ser combatido por todos nós até o dia que consigamos extirpá-lo por completo de nosso País. Devemos também honrar a memória daqueles que vieram em porões de navios de seus Países de origem para trabalharem como escravos, condição indigna imposta a homens e mulheres meramente pela cor da pele. A escravidão é uma nódoa que sempre será uma mancha na história do Brasil. Por todas estas razões, por reconhecimento de que todas as pessoas são iguais, para dizermos não ao racismo, para manter a convicção do quanto os Afrodescendentes foram e continuam sendo importantes e com papel relevante no enriquecimento de nossa cidade, seja através da cultura, seja através do trabalho, entre outras, devemos hoje comemorar com orgulho o Feriado pelo Dia da Consciência Negra em Além Paraíba e em todo o Brasil. Viva Zumbi dos Palmares, símbolo de liberdade, de igualdade e de certeza de que todos nós nascemos livres e somos iguais.

Miguel Belmiro de Souza Júnior – Prefeito Municipal de Além Paraíba – MG